Connect with us

CAPA

Servidores do Naturatins são denunciados por autorizar desmatamento ilegal em mais de 600 hectares

Publicado

on

Um fazendeiro, um engenheiro ambiental e dois servidores do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) foram denunciados por crimes ambientais. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), o grupo teria viabilizado a emissão de autorizações para exploração florestal fraudulentas. Segundo o órgão, as ações resultaram no desmatamento ilegal de aproximadamente 612 hectares de reservas legais.

Segundo o MPE, as emissões ilegais foram feitas em 2013 e a denúncia criminal foi oferecida nessa quinta-feira, 21. Conforme as investigações, vários procedimentos foram fraudados no órgão ambiental para realocar áreas. A prática é proibida pelo código florestal.

A intenção, era “realocar criminosamente, para regiões com baixo valor econômico, duas áreas ambientalmente protegidas localizadas em terras rurais muito valorizadas e produtivas”, informou o MPE. Assim, áreas de duas fazendas de Lagoa da Confusão foram realocadas para propriedades do município de Paranã.

Na denúncia, o órgão pede que R$ 5,5 milhões em bens dos denunciados sejam bloqueados para reparação dos danos caso sejam condenados.

O grupo pode responder por crimes ambientais incluindo desmatamento de áreas ambientais protegidas, fraude em procedimentos ambientais e crimes contra a fiscalização ambiental.
(Com informações do G1 Tocantins)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente