CAPA
Adapec apreende cerca de uma tonelada de queijos clandestinos ao lado de um chiqueiro
Uma operação realizada na noite dessa quinta-feira, 6, no distrito de Luzimangues, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), e o apoio da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Civil, apreendeu cerca de 1000 quilos de queijos clandestinos e interditou o estabelecimento. O proprietário foi multado em R$ 5 mil e os produtos serão destruídos no aterro sanitário de Palmas.
De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende, a Agência recebeu uma denúncia anônima sobre o funcionamento clandestino desta fábrica. “Ao tomarmos conhecimento da denúncia, acionamos os órgãos de segurança e fomos até o local. Lá, constatamos que não havia as mínimas condições de higiene para funcionamento de um laticínio, bem como não possuía nenhuma legalidade perante os órgãos de inspeção oficial”, pontuou.
O responsável pelo Programa Estadual de Leites e Derivados, Antônio José de Souza Caminha, contou que o local onde funcionava o laticínio ficava ao lado de um chiqueiro de porcos com fezes desses animais em contato direto com o ambiente onde os queijos eram processados. Relatou ainda que além das péssimas condições higiênicas, o proprietário estava falsificando selos de inspeção de outra empresa, sem atender as exigências legais, conforme previsto na legislação.
Foram emitidos pela Adapec auto de infração, multa e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição dos produtos. A Polícia Militar Ambiental também emitiu um auto de infração.
A Agência dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122.
(Da Redação)