CAPA
Moradores de Araguatins denunciam ao Portal Araguaína Urgente a constante falta de água no município
Moradores de Araguatins denunciaram ao Portal Araguaína Urgente a constante falta de água no município. O abastecimento do produto na cidade é de responsabilidade do Serviço Municipal de Saneamento (Semusa).
A moradora identificada como Meire Veríssimo contou que a água chega nas torneiras somente na madrugada. “Hoje chegou por volta das 2 horas da manhã e em torno das 7h30 já havia sido suspensa. Levantei muito cedo para pôr a roupa na máquina para lavar e antes do primeiro enxague já não tinha mais. Tive que pegar a minha reserva na caixa e fiquei pegando água e colocando na máquina”, reclamou.
Meire mandou um alerta para o Serviço Municipal de Saneamento. “Se a bomba da máquina queimar a responsabilização será da Semusa. Estou lavando roupa como quem tem leite no fogo, ou seja, toda hora preciso conferir se tem água. Fica aqui a minha indignação com esta constante falta de água aqui em Araguatins”, afirmou a moradora.
Outra moradora identificada como Girlane Custodio disse que a população não merece passar pela situação”. “O cidadão paga as suas contas todo mês e vive com essa peleja. Todos os dias falta água. Ela (a água) chega de madrugada e às vezes nem consegue subir no reservatório. Já não temos uma água tratada e isso é falta de respeito, o cidadão não merece isso, não. Estamos passando por uma pandemia e ainda temos que passar por esse tipo de situação. A água é direito básico do povo. Essa situação precisa ser resolvida”, lembrou Girlane.
O outro lado
A equipe de reportagem do meio de comunicação conversou com o superintendente da Semusa, Luiz Felipe Bezerra Galdioso, que afirmou que o consumo de água na cidade está muito alto. “Estamos com esse problema porque o consumo está muito alto e o nosso sistema de captação não está suportando o consumo do verão. Já fiz uma aquisição de um motor que tem uma capacidade para 360 mil litros. O atual é de 250 mil. Assim, teremos 110 mil litros a mais por hora. Esse motor deve chegar em torno de 65 dias”, revelou.
Contudo, segundo o superintendente, foi feita uma locação de urgência de outro motor para substituir o atual. “O motor atual não queimou e nem está danificado, o problema é que a nossa captação não está suportando o consumo. Também estamos fazendo a perfuração de poço artesiano na Rua D para amenizar o problema durante o dia nas partes altas na cidade onde falta água. Já foi publicado no Diário Oficial a aquisição do motor e a perfuração do poço”, disse.
Segundo ele, o motor alugado deve chegar até o dia 10 deste mês, e os serviços do poço artesiano devem ser concluídos até domingo, 5. “Na próxima segunda-feira (dia 6) estará funcionando e fornecendo água nas partes altas da cidade de Araguatins”, enfatizou.
(Por Raimunda Costa)