CAPA
Após denúncia da TV Amazônia sobre cadeira de banho caindo aos pedaços no HRA, cada ala da unidade ganha uma nova
Após o Programa Araguaína Urgente exibido pela TV Amazônia, afiliada da Band, mostrar o vídeo de uma cadeira de banho caindo aos pedaços e que estava sendo utilizada pelos pacientes do Hospital Regional de Araguaína (HRA), na manhã desta quarta-feira, 9, como passe de mágica, cadeiras novas chegaram para cada ala da unidade de saúde.
O vídeo foi enviado nessa segunda-feira, 7, por uma acompanhante de um paciente do HRA. Ela, que não quis ser identificada, mostrou o estado da cadeira de banho que os pacientes da ala verde do HRA usavam quando precisam de apoio.
A denúncia ganhou repercussão nacional e na manhã desta quarta-feira foi exibida no Programa Bora Brasil com a participação da jornalista Márcia Costa.
Além da condição inadequada da cadeira de banho, a acompanhante também denunciou a falta de médico plantonista no HRA.
O outro lado
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que “não foi identificada a cadeira no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Ao contrário, na inspeção “in loco”, realizada pela equipe assistencial do pronto socorro e diretoria multiprofissional, foi encontrada uma cadeira totalmente diferente, em perfeito estado de conservação e condições de uso”
Quanto a falta a médico no HRA, a SES também negou. “Não procede a informação de falta de médicos no HRA, e que as escalas médicas do pronto socorro, sala vermelha, amarela e verde estão regulares e disponíveis para consulta do cidadão, no site oficial da pasta, no link “escalas médicas”, não havendo assim, desassistências aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que não foi identificada a cadeira no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Ao contrário, na inspeção “in loco”, realizada pela Equipe Assistencial do Pronto Socorro e Diretoria Multiprofissional, foi encontrada uma cadeira totalmente diferente, em perfeito estado de conservação e condições de uso.
A SES reforça ainda que não procede a informação de falta de médicos no HRA, e que as escalas médicas do Pronto Socorro, Sala Vermelha, Amarela e Verde estão regulares e disponíveis para consulta do cidadão, no site oficial da pasta, no link “escalas médicas”, não havendo assim, desassistências aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Palmas, 8 de setembro de 2020”
(Da Redação)