CAPA
Após reunião virtual com especialistas, TSE aponta que eleições 2020 serão adiadas
O Congresso Nacional e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizaram uma reunião virtual na manhã dessa terça-feira, 16, onde ficou decido que as eleições de 2020 serão adiadas para o final do ano. A necessidade de adiamento do pleito foi em razão da pandemia causada pelo coronavírus. Do encontro participaram médicos especialistas em saúde.
Entre os participantes houve um consenso pelo adiamento do pleito por algumas semanas, contudo, ficou garantido que será realizada ainda esse ano em data a ser definida pelo Congresso Nacional que terá uma janela que varia entre os dias 15 de novembro e 20 de dezembro.
O primeiro turno seria no dia 25 de novembro e o segundo no dia 29 do mesmo mês.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o encontro foi muito interessante e destacou que a ciência, o direito e a política estão bem baseados para a melhor proposta de realização das eleições sem atrapalhar o combate a pandemia.
Porém, segundo ele, a palavra final é do Congresso Nacional que deve deliberar para conciliar as demandas da saúde pública com a democracia.
A expectativa fica agora com os pretensos candidatos nas eleições municipais, ou seja, partindo do princípio que a mudança no calendário das votações pode ou não interferir nos calendários das desincompatibilizações.
O debate virtual reuniu os presidentes da câmara dos Deputados e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, além de médicos infectologistas, cientistas e lideres partidários.
(Da Redação)