Connect with us

CAPA

Araguainenses recebem alerta a respeito de acidente de trabalho

Publicado

on

No dia 28 de Abril é comemorado o dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e para celebrar a data está sendo realizada pelo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Araguaína, ações de conscientização sobre problema, o objetivo é sensibilizar a população sobre a prevenção dos acidentes de trabalho, foram registrados pelo municipio 140 acidentes com vítimas fatais durante o período de trabalho de 2008 a 2018, e 3.068 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

No dia 6 a próxima ação será uma sessão solene na Câmara de Vereadores, na ocasião serão tratados os dados e todos os casos registrados no que serne aos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e óbitos relacionados à atividade laboral no Município.

A coordenadora do Cerest Elianora Carvalho explicou: “A sensibilização leva em consideração as vítimas e a prevenção das doenças ocupacionais. Os acidentes de trabalho são ocasionados em torno de 40% no trânsito, voltando ou indo para o trabalho”.

Segundo informações repassadas pela a prefeitura municiapal da cidade, Araguaína atualmente conta com 553 empregados não registrados, 958 autônomos, 23 trabalhadores temporários, 27 cooperativados e 29 trabalhadores avulsos que podem ser qualificados dentro da informalidade.
Notificações Acupacionais


No Sistema de Informação de Agravos de Notificação SINAN as principais notificações foram: 1.942 acidentes por exposição a material biológico, seis casos de câncer relacionado ao trabalho, 119 casos de dermatose ocupacional, 346 de intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho, 275 lesões por esforço repetitivo, uma pneumoconiose e oito casos de transtorno mental relacionado ao trabalho.


A Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Vigilância em Saúde do Município, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar (PM), bombeiros civis e acadêmicos de Medicina e Enfermagem são parceiros nas ações desnvolvidas na cidade.

Continue Reading

Copyright © 2022 - Araguaína Urgente