Connect with us

BOA NOTÍCIA

Casos confirmados para covid-19 em Araguaína caem pela quarta semana seguida

Publicado

on

Os índices da covid-19 continuam diminuindo em Araguaína e o número de novos confirmados vem caindo a quatro semanas seguidas, já sendo o menor dos últimos 100 dias. Os dados são do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde, que foi divulgado no último dia 28 de setembro.

De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freiras, a queda é uma tendência natural. “A explicação é que muitas pessoas já se contaminaram e, por consequência, se imunizaram, assim reduzindo o potencial de transmissão da doença. Não é impossível uma nova onda e por isso devemos continuar com as medidas preventivas, como uso de máscaras e higienização das mãos, até que tenhamos uma vacina”, afirmou.

O boletim registrou que houve queda de 55% desde o pico da doença, há pouco mais de um mês, quando havia 1.219 novos casos em sete dias. De lá para cá, a queda foi consecutiva semanalmente em 1.048, 671, 616 e na última marcou 542 novos casos.

Desde o dia 15 de novembro, a média móvel de óbitos (média de novos casos dos últimos sete dias) também apresenta queda, estando abaixo da margem de erro de +15%, o que significa uma desaceleração no número de mortes pela covid-19.

Queda na demanda por atendimento
O número de pessoas que buscam atendimento para covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS) de referência caiu 50%. Na primeira semana de setembro, o Município testou 3.567 pessoas e nas últimas três semanas o número caiu para média de 1.748 testes.

Precauções
Para evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus, é necessário seguir as recomendações dos órgãos de Saúde, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel; usar máscara em locais públicos; manter distância mínima de 2 metros das outras pessoas; não tocar nos olhos, nariz ou boca; se tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.

Atendimento
O tratamento precoce ajuda evitar o agravamento da doença. Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, corizas, espirros e tosse seca, o morador deve procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) de referência: JK, Albeny Soares, Raimundo Gomes Marinho e José Rezende. O paciente ainda pode entrar em contato com o médico pelo Telecovid 63 9105-3625.

Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no setor Araguaína Sul.
(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente