Cavalgada de Araguaína terá participação de 57 comitivas e espera reunir mais de 100 mil pessoas

247

Muita expectativa para a maior atividade pública da 51ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2019). Neste domingo, 9, será realizada a tradicional Cavalgada, que reúne cavaleiros e caravanas de vários Estados. Já considerada a maior cavalgada do mundo pelo número de integrantes, o evento vai começar a movimentar as imediações da BR-153 a partir das 8 horas. Após a concentração, os cavaleiros seguem para o Parque de Exposições Dair José Lourenço.

De acordo com o diretor de Cavalgada, Marcos militão Rezende, são esperados mais de 5.700 cavaleiros e amazonas em 57 comitivas e mais de 100 mil espectadores. A 31ª Cavalgada de Araguaína, organizada pelo Sindicato Rural, faz um convite oficial para a Expoara 2019, que irá até dia 16 de junho.

“A Diretoria de Cavalgada está preparando uma festa muito bonita. Estamos na expectativa de superar todos os números dos anos anteriores devido à grande movimentação que o evento vem tendo a cada ano”, afirmou o diretor.

Premiação
Durante o percurso serão julgados os quesitos: comitiva uniforme, comitiva mais organizada, comitiva com tropa mais padronizada, peão mais caracterizado em muar, peão mais caracterizado em equino, amazona mais caracterizada, cavaleiro mirim, cavaleiro idoso, amazona idosa, berranteiro padrão, peão mais caracterizado em boi, comitivas de boné e/ou camisetas não entrarão no julgamento.

A premiação será feita somente por troféus e acontecerá dia 16, às 19h30, na arena do parque, antes da final do rodeio profissional.

Segurança

Para evitar excessos, em todo o percurso serão dez policiais, 20 organizadores e quatro diretores montados, uma viatura policial na frente das comitivas e duas viaturas no final, além do policiamento nas ruas e da atuação da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) no entorno do percurso.

O Departamento Municipal de Postura estará fiscalizando os participantes e público no percurso da Cavalgada e autuando se for preciso, além do apoio dos policiais, organizadores e diretores, para que excessos e maus tratos a animais sejam inibidos.

É proibido o uso de pinhola, abuso de animais, excesso de cargas nas carroças e comportamento desconforme ao regulamento assinados por todos os chefes de comitivas. Todos estão sujeitos desde a advertência verbal, escrita, desclassificação do julgamento da premiação e até a retirada do percurso da Cavalgada, que será feita por policiais.

Percurso completo
A Cavalgada 2019 terá um percurso de 6 km com saída da BR-153 pela Avenida Cônego João Lima até a Praça das Bandeiras, virando à direita, seguindo à Rua Getúlio Vargas virando na Avenida 13 de Maio e seguindo na Avenida Prefeito João de Sousa Lima, virando na Avenida Filadélfia, encerrando em frente ao Parque de Exposições.

(Da Redação)

COMENTÁRIOS FACEBOOK