Connect with us

CAPA

Chuva em meio ao tempo seco e altas temperaturas no Tocantins segue até esta terça-feira

Publicado

on

Chuvas em meio ao tempo seco e altas temperaturas alegraram moradores em algumas cidades do Tocantins. Vídeos feitos em Palmas, Porto Nacional e Dueré mostram as pancadas de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta para esta segunda-feira, 21.

De acordo com o órgão, a previsão de chuva segue até esta terça-feira,22, e vale para as regiões central, norte, sudeste, sul e oeste do Tocantins. Algumas regiões de Palmas amanheceram nubladas e houve registro de chuva no distrito de Taquaruçu. A capital já estava há 115 dias sem chover.

Em Dueré, na região sul do estado, também choveu e um morador fez um vídeo que mostra a água caindo sobre a área de uma casa.

Segundo o Inmet, a expectativa é que haja volume de até 50 milímetros de chuva por dia, com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Além do Tocantins, o alerta de chuvas fortes também vale para Rondônia, Mato Grosso e parte de Goiás.

Apesar da expectativa pela chegada do período chuvoso, para aliviar o calorão dos últimos dias, o alerta do Inmet serve justamente para que a população fique atenta aos riscos das chuvas intensas.

Período de transição
O professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), explica que o Tocantins está entrando no período de transição e as chuvas devem ficar mais frequentes.

“Essas chuvas são intensas pela possibilidade de ocorrer em forma de pancadas de chuvas. Estamos na transição e com a chegada oficial da primavera, a partir de amanhã, teremos mais chances e chuvas. Elas ficam mais frequentes”, explicou.

Recomendações
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de risco ou acidentes entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
(Com informações do G1 Tocantins)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente