CAPA
Deputado delegado Rérisson quer sistema de videomonitoramento e segurança em Araguaína
Na sessão desta segunda-feira, 28, na Assembleia Legislativa, o deputado delegado Rérisson Macêdo (DC) apresentou um requerimento solicitando do Estado e da administração municipal de Araguaína a implantação de um sistema de videomonitoramento e segurança nas principais vias e logradouros, além de espaços públicos.
“Em Araguaína ocorre muitos homicídios, roubos e muitas residências são desprovidas de câmaras o que gera um grau muito elevado na identificação desses criminosos. A implantação do sistema de videomonitoramento integrado das forças de segurança pública, com certeza, irá nos ajudar muito no combate à criminalidade no município”, ressaltou.
O parlamentar foi enfático ao definir a pauta como importante. “Sei que a pauta é muito importante e que é também um clamor das forças de segurança para que possamos melhorar a nossa qualidade na prestação de serviço à comunidade de Araguaína”, enfatizou o parlamentar.
Requerimento
O Portal Araguaína Urgente teve acesso a matéria e em um dos trechos o deputado cita o “artigo 144 da Constituição Federal onde prevê que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, e é exercida para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”
O requerimento ressalta ainda que “é notório que o Estado não tem condições de promover o monitoramento de todos os logradouros e espaços públicos em razão do alto custo para a aquisição das câmaras de monitoramento. No entanto, o município de Araguaína, se assim entender ser necessária a ação, pode promover meios para a implantação do sistema, repassando ao Estado parte da infraestrutura necessária para promover uma vigilância monitorada, podendo este atuar de forma mais eficaz e preventiva no combate à criminalidade”
O deputado justifica ainda que “cumpre ressaltar que além do combate à criminalidade e à violência, o uso de câmaras em espaços públicos objetiva ainda otimizar o controle de tráfego de veículos, oportunizar o zelo urbanístico e ampliar a vigilância patrimonial”
Após as justificativas, Rérisson concluiu a matéria pedindo “o apoio unânime dos nobres pares desta Casa Legislativa para a sua aprovação”.
(Da Redação)