CAPA
Será realizada a primeira semana de combate a gravidez na adolescência em Araguaína
A Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, realizará a primeira Semana Estadual de Combate à Gravidez na Adolescência, de 03 a 07 de Junho de 2019 em varias escolas da cidade, CRAS e Casas de Apoio.
A abertura oficial acontecerá no dia 01.06.2019
Das 16:30 às 19:20, na Via Lago- com apresentações musicais, aulão de zumba e panfletagens.
A problemática
Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas. Além da morte das mães, observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes com menos de 15 anos, quando comparadas com as mulheres com idade entre 25 e 29 anos
Apesar de todos os riscos, é fundamental informar que a maioria dos problemas decorrentes da gestação em mulheres muito jovens poderia ser evitada com um pré-natal eficiente.
Entretanto, pesquisas descrevem que mulheres que engravidam muito novas geralmente tentam esconder a gravidez e simplesmente não realizam o pré-natal no momento adequado. Além disso, é comum a tentativa de interrupção da gestação, o que retarda ainda mais a procura por assistência médica especializada.