Em manifesto, moradores dos bairros Morada do Sol e Ana Maria reivindicam pavimentação asfáltica

79

Carregando faixas, dezenas de moradores dos bairros Morada do Sol I e III e Ana Maria realizaram na sexta-feira, 14, um manifesto reivindicando asfalto para as regiões. O presidente da comissão de bairro, Luzinei da Silva Reis, fez um apelo ao prefeito Ronaldo Dimas (sem partido).

“Esperamos que o prefeito libere essa verba para execução dos serviços de pavimentação nesses três bairros. Asfalto é segurança e saúde. A administração municipal precisa respeitar os moradores, pois também fazemos parte de Araguaína. Chega de descaso com os moradores dessas regiões” reclamou o presidente.

O vereador Terciliano Gomes Araújo (PDT) conversou com a equipe de reportagem do Portal Araguaína Urgente e afirmou que é o parlamentar que mais tem apresentado requerimentos cobrando do Executivo a pavimentação asfáltica dos bairros, pois é também de interesse dele uma vez que é morador da região.
O também suplente do senador Irajá Abreu (PSD) explicou o entrave que ocorre para que a liberação da verba aconteça e a ordem de serviço seja liberada pelo prefeito.

“Tinha um recurso do PAC II garantindo pavimentação asfáltica no Ana Maria e na Morada do Sol. Um empréstimo foi feito pelo governo do Estado junto ao governo federal. Contudo, ocorreram algumas questões técnicas na licitação e a CEF e o governo do Estado tiraram os dois bairros em detrimento de não constar os nomes de cada rua que deveria ser pavimentada”, contou o parlamentar, lembrando que o fato se deu no governo do ex-governador e atual presidente do MDB, Marcelo Miranda.

O parlamentar informou ainda que foi conseguido a inclusão da pavimentação nos bairros citados e outros serviços no município, com o recurso do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

“Esse empréstimo é na ordem de 54 milhões de dólares que foi feito junto a essa unidade financeira. Esse recurso já foi aprovado pelo CAF que encaminhou o deferimento para a Secretaria do Tesouro Nacional, que já deu seu pré-aval”, contou.

De acordo com o vereador, uma equipe do CAF esteve em Araguaína, junto ao prefeito, onde solicitou uma segurança de que o município teria condições de pagar esse recurso.

“O município já correu atrás dessa tratativa e está devolvendo para o CAF, para que eles possam revisar e liberar para o Senado Federal aprovar. No Senado já está bem articulado. É muito difícil não passar lá e aprovado na Casa esse recurso, a administração municipal de Araguaína poderá tratar da licitação para que as obras sejam iniciadas”, explicou.

O vereador contou que queria que a pavimentação tivesse começado no ano passado. “Mas não deu em detrimentos desses entraves, mas acredito que se não ocorrer nenhum empecilho é possível liberar essa verba o mais rápido possível e as obras sejam iniciadas ainda este ano”, disse.

(Por: Raimunda Costa)

COMENTÁRIOS FACEBOOK