Connect with us

CAPA

Exame aponta vírus da influenza A em alemão internado no TO; mas SES não descarta coronavírus

Publicado

on

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, segundo boletim médico atualizado nesse domingo, 2, o paciente vindo da Alemanha, está evoluindo bem, apresenta quadro estável e sem alterações ao exame clínico e que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) liberou o primeiro resultado de exame, que identificou a presença do vírus da influenza A.

Segundo a SES, este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido. 

A secretaria ressaltou ainda que o paciente continua sendo assistido pela equipe do Hospital de Regional de Porto Nacional (HRPN). 

Entenda o caso

A doença está sendo investigada desde sexta-feira, 31. O paciente saiu de Frankfurt (Alemanha), passou por São Paulo e desembarcou no Estado.

Durante a viagem, o paciente teria mantido contato com asiáticos e ao chegar no Tocantins estava sentido um mal-estar. Na época, ele apresentava um quadro de síndrome respiratória aguda e recebeu os cuidados necessários de uma equipe médica do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), de acordo com os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.

No primeiro boletim de acompanhamento, conforme a SES, na hipótese do quadro se agravar, ou da confirmação laboratorial para coronavírus, o paciente será transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP), relacionado pelo MS como a unidade de alta complexidade de referência no Tocantins para estes casos.

Confira a íntegra da nota da SES

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Superintendências de Unidades Hospitalares Próprias e Vigilância em Saúde, informa que o caso de síndrome respiratória aguda em paciente oriundo da Alemanha, continua sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins (CIEVS), e que, segundo boletim médico atualizado neste domingo, 2 de fevereiro, o mesmo está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico. 

Na tarde deste domingo o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN), liberou o primeiro resultado de exame, que identificou a presença do Vírus da Influenza A, na amostra recebida. Exames complementares para a identificação do subtipo da Influenza estão sendo realizados. 

Este resultado não interfere na continuidade da investigação sobre a suspeita de coronavírus, que depende da análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ) indicado pelo Ministério da Saúde (MS), conforme protocolo estabelecido. 

O paciente continua sendo assistido pela equipe do Hospital de Regional de Porto Nacional (HRPN), recebendo os cuidados necessários para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda. 

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Tocantins”

(Da Redação)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente