CAPA
Família denuncia demora em idoso realizar cirurgia no HRA e pede urgência no caso
A família de Antônio José Rodrigues, 76 anos, denunciou ao Portal Araguaína Urgente o “descaso” que o idoso passa no Hospital Regional de Araguaína (HRA). As informações são de uma das netas do idoso que preferiu não ser identificada.
De acordo com a fonte, Rodrigues se internou no dia 14 deste mês após uma avaliação médica apontar a presença de uma pancreatite aguda e a necessidade de uma cirurgia. “No sábado (dia 13), meu avô foi levado pela equipe do Samu para a UPA e no dia seguinte transferido para o HRA. Ele apresentava dores abdominais, vermelhidão no corpo e cansaço. A demora é grande”, reclamou.
Contudo, conforme a neta, até sábado, 20, o procedimento não havia sido realizado. “Procuramos a direção do HRA para saber o que tinha ocorrido e eles informaram que eles esqueceram de especificar qual procedimento que meu avô teria que se submeter”, relatou a neta.
Diante do “esquecimento”, e ainda conforme a neta, a cirurgia foi adiada, mas que até o momento não aconteceu. “Queremos que o hospital nos diga o que está realmente acontecendo. Queremos saber quem vai resolver a situação do meu avô. Queremos saber as providências que serão tomadas agora. É preciso urgência no caso”, questionou a neta.
Defensoria
A neta relatou ainda que a família acionou a Defensoria Pública de Araguaína. “O órgão questionou a direção do HRA qual a moléstia que meu avô é portador e se há necessidade ou não da intervenção cirúrgica. A Defensoria quer saber também a gravidade do caso dele, quais os riscos do procedimento e requisitou um laudo médico e que esse relate o caso. Não sabemos se esses questionamentos foram respondidos”, ressaltou a neta.
O que diz Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o paciente Antônio José Rodrigues, foi atendido no Hospital Regional de Araguaína (HRA) com quadro de abdômen agudo obstrutivo, porém apresentou melhora após tratamento clínico, dispensando assim a necessidade de intervenção cirúrgica. A SES explica ainda que o paciente realizou todos os exames necessários diante do quadro clínico apresentado e será transferido para cuidados da clínica médica na unidade hospitalar para prosseguimento do tratamento”
Palmas, 22 de junho de 2020
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins
(Por Raimunda Costa)