CAPA
Presidente da Câmara de Araguanã é empossado como prefeito do município; atual gestor continua internado com covid-19
O presidente da Câmara Municipal de Araguanã, Cícero Cruz de Araújo (PSD), foi empossado na tarde dessa segunda-feira, 22, como prefeito interino da cidade. A solenidade se deu por meio de videoconferência.
Já a vice-presidente da Câmara, vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD) assumiu por tempo provisório a presidência da Casa.
Araújo passa a responder pelo município em substituição ao prefeito Hernandes Neves de Brito (DEM) que continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom Orione após contrair a covid-19
“O executivo enviou à Câmara um ofício solicitando o pedido de licença ao prefeito que se encontra internado na UTI no Dom Orione. Ele está entubado. Hoje ele reagiu bem a medicação. Teve uma ligeira melhora. O afastamento foi baseado em atestado médico que informa, que por um tempo indeterminado, o prefeito não está apto a exercer a sua função. Então foi dado posse interinamente ao presidente da Câmara, Cícero Cruz de Araújo”, contou o secretário da Câmara, Joel Câmara Costa.
De acordo com ele, Araújo assumiu a administração municipal em razão do prefeito afastado não ter vice. “O prefeito eleito Fernando Osmar renunciou ao mandato e o prefeito Hernandes assumiu a gestão de Araguanã”, contou Costa lembrando que a sessão ocorreu em harmonia com o executivo municipal.
Entenda o caso
No dia 11 deste mês, a secretária do Meio Ambiente do município, Dilva Lima, conversou com a equipe do Portal Araguaína Urgente quando informou que o prefeito Hernandes e a primeira-dama, Rosineire Silva de Sá testaram positivo para covid-19.
Segundo a secretária, a primeira-dama se consultou em um hospital em Araguanã, foi medicada, passou a cumprir isolamento e estava bem.
Já o prefeito deu entrada no Dom Orione no dia 10, por volta das 22h30, apresentando muitas dores e febre. Na unidade, o gestor municipal fez exames quando foi diagnosticado que o seu pulmão estava 50% comprometido.
(Por Raimunda Costa)