CAPA
Feapa é um sonho realizado a se expandir, diz prefeita de Palmeira do Tocantins
A prefeita de Palmeira do Tocantins, Nalva Braga (PSDB), não escondeu a satisfação com o resultado da 12ª edição Feira de Alimentação e Agricultura Familiar de Palmeiras. “A Feira é um sonho realizado a se expandir. O futuro da Feapa está garantido, se depender dessa turma (dos pequenos produtores), então, a feira nunca vai acabar”, enfatizou. O evento foi realizada de quinta-feira, 16, a esse domingo, 19.
A vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, que marcou presença no evento, ressaltou que a Feira nasceu de um sonho da prefeita e que virou um compromisso do pequeno produtor que busca comprar, vender e produzir cada vez mais. “Realidade que hoje é comprovada com o sucesso da feira, que já é referência na região”, afirmou.
“Agrotins do Bico do Papagaio”
A feira dos pequenos produtores de Palmeiras do Tocantins passou a ser o ponto de encontro dos agricultores familiares e uma oportunidade de negociação da produção excedente. A maioria dos expositores são de projetos de assentamentos do município.
Na feira, a variedade de produtos comercializados impressionou. A grande maioria “in natura”, mas os produtores trazem também produtos feitos por eles mesmos, como o tempero caseiro e o óleo de coco.
Casa sustentável
Logo na entrada da Feira, os visitantes sentiram o clima do campo. Nessa edição foi apresentada a casa sustentável que trouxe de volta os tempos em que as dificuldades eram bem maiores e, mesmo assim, deixou muitas saudades. A velha casa de taipa, de adobe ou de pau a pique, assim chamada em regiões diferentes, trouxe todas as características do campo em um tempo não muito distante.
Da lamparina à energia solar, a casa de barro trouxe uma surpresa. “Imagina só uma casa como essa, iluminada com a velha e boa lamparina receber uma iluminação moderna de lâmpadas de LED e, acredite, alimentadas pela energia fotovoltaica, ou energia solar. Aqui isso é possível e a união do passado e do futuro dá o tom do quanto a vida pode ser diferente nos dias de hoje, reunindo tradição e sustentabilidade”, disse um visitante que contemplou a casa sustentável.
Plantio
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) que atua na extensão rural e tecnologias de plantio, levou para essa edição as novidades para a integração lavoura/pecuária/floresta, com técnicas atuais para desenvolver ainda mais a produção, principalmente de bananas.
A área de plantio demonstrativo do parque da Feapa apresentou as variedades mais usadas pela agricultura familiar. Na ocasião foram testados e demonstrados aos participantes da Feira todas as técnicas mais presentes no dia a dia para melhorar a produção.
O biodigestor, que chegou há pouco tempo na agricultura familiar, trouxe, a princípio, desconfiança e descrédito. Mas aos poucos foi ganhando espaço. Hoje ocupa lugar de destaque na feira e assim vai se popularizando no campo.
Novas tecnologias
De acordo com o supervisor técnico animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Marques Barbosa de Oliveira, em razão da demanda de novas tecnologias para melhorar a produção, o órgão levou para a Feira palestras sobre a nova dose da vacina contra a aftosa e sobre o uso e manuseio de embalagens de agrotóxicos.
(Da Redação)