Connect with us

CAPA

Frigorifico Aracarnes atende seis cidades do Estado com carne bovina de qualidade, diz presidente

Publicado

on

Seis municípios de Tocantins já podem contar com uma carne bovina de qualidade abatida no frigorífico Aracarnes (Associação dos Empresários de Carnes do Tocantins). O estabelecimento foi fundado no dia 6 de janeiro de 1996 e está sob a administração do presidente Sebastião de Alencar Bastos, mais conhecido como “Toquinho”.

Hoje, com 23 anos de existência, se tornou referência em abates no município de Araguaína. “Trabalhamos com animais selecionados, tecnologia de ponta, câmaras frias, caminhões refrigerados, equipes especializadas em controle de qualidade para levar a melhor carne para os tocantinenses”, contou o presidente.

Segundo ele, atualmente o frigorífico gera 88 empregos diretos e atende, além de Araguaína, Tocantinópolis, Santa Fé, Nova Olinda, Carmolândia e Darcinópolis.

Bastos explicou que, antes de serem abatidos, os bovinos ficam 12 horas em dieta hídrica, depois de abatidos ficam 18 horas em câmara fria e, posteriormente, ocorre o carregamento e a distribuição em caminhões refrigerados nas lojas. “Em Araguaína são 154 lojas que vendem a carne bovina da Aracarnes, sendo: açougues, supermercados e mini mercado”, disse o presidente.

Cuidados
A veterinária do Frigorifico Aracarnes, Pollyanna Leonia Machado, explicou que a empresa trata os animais de acordo com as normas de bem-estar. “Eles recebem banho de aspersão com água clorada, evitando trânsito de pessoas nos currais para não estressa-los. Eles são conduzidos até o box de atordoamento sem uso excessivo de condução elétrica até a insensibilização através de pistola pneumática e sangria onde acontece a secção dos grandes vasos para obtermos uma carne macia e de boa qualidade dentro dos padrões de qualidades exigidos pelos melhores mercados consumidores. Os nossos animais abatidos foram em torno de 13 a 14 arrobas”, ressaltou.

(Por: Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente