CAPA
Governo estende prazo da declaração de vacinação contra a febre aftosa para até 31 de dezembro
O governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), estendeu o prazo da declaração da vacinação contra a febre aftosa para até 31 de dezembro, normalmente a comprovação do ato era feito até dez dias após a compra da vacina. Nesta etapa que ocorrerá, de 1° a 30 de novembro, deverão ser vacinados os animais jovens, com previsão de um total de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), entre 0 e 24 meses de idade.
A Agência entendeu que, devido à pandemia, era necessário acrescentar mais dias para evitar aglomerações. “Pedimos aos pecuaristas que agendem o horário em uma das unidades da Adapec, para fazer a declaração que vacinou os animais e atualizar os dados cadastrais. É necessário levar a nota fiscal do produto e a carta-aviso preenchida, bem como utilizar máscaras e respeitar a distância mínima de 1,5 metros entre pessoas”, afirma o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende.
Os telefones para agendamentos nas unidades estão no site.
O Tocantins está livre da enfermidade há 23 anos. “Essa manutenção se deve ao excelente trabalho dos nossos técnicos, investimentos dos governos estadual e federal, e principalmente pela parceria consolidada com produtores rurais. Mais uma vez, acreditamos que os produtores atenderão ao nosso chamamento e vacinarão o rebanho, até conseguirmos o avanço no status sanitário para livre da doença sem vacinação”, avalia o presidente do órgão, Alberto Mendes da Rocha.
Antecipação
Os produtores rurais que vão levar seus animais para participar de eventos pecuários podem antecipar a vacinação, já que é obrigatório cumprir o prazo para carência, depois que o animal é vacinado. É preciso atentar também que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à comprovação da vacinação.
Multas
A multa para quem deixar de vacinar o gado é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções. Qualquer dúvida, basta ligar no 0800 63 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
(Da Redação)