CAPA
Internado no HRA, família pede ajuda para jovem que aguarda há seis meses cirurgia de reconstrução facial
No dia 1º de julho deste ano, na BR-230, em Araguatins, Bico do Papagaio, o jovem Luiz Augusto Timóteo, de 20 anos, sofreu um acidente de trânsito e desde então luta para ter uma vida considerada normal.
De acordo com Espedita Everania Timóteo, irmã de Luiz, na época da tragédia, ele conduzia uma moto Titan, cor preta, quando teve a vista ofuscada pelo farol alto de um carro e para evitar uma colisão frontal, desviou, mas caiu e bateu a cabeça em um meio-fio.
Segundo ela, após o acidente ele foi para o Hospital Regional de Augustinópolis. “Quando ele chegou na unidade de saúde já estava pedindo socorro pela vida. Nos primeiros exames foi constatado que ele sofreu traumatismo craniano com fratura e exposição de massa encefálica. Mas lá não tinha um neurocirurgião. Entramos na Justiça solicitando uma vaga de UTI móvel para que ele fosse transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA)”, contou Espedita, lembrando que, no dia do acidente, Luiz deixou a casa da namorada e estava retornando para sua casa.
Ela relatou também que já solicitou junto ao Ministério Público do Tocantins (MPTO) um procedimento de reconstituição facial para o irmão.
“Desde o dia 3 de julho estamos lutando pela vida dele dentro desde hospital. Ele fez os procedimentos iniciais. Depois, no dia 7 de outubro, ele fez uma cirurgia em um dos olhos, pois corria risco de perdê-lo. Ele já perdeu um. Desde então estamos aguardando para fazer a reconstrução da face dele. É uma cirurgia bem complexa”, disse a irmã contando que um fragmento de osso se soltou e saiu até pelo nariz de Luiz.
Segundo ela, o médico do HRA já pediu a transferência de Luiz duas vezes para Palmas. “Mas o Estado nega. O médico contou que o hospital de referência para o caso dele é o Hospital das Clinicas em São Paulo. O médico fez um relatório bem elaborado. Nesse relatório ele diz que não tem condição dele se submeter a essa cirurgia no HRA, pois não tem estrutura”, revelou.
De acordo com Espedita, em janeiro, completam seis meses que estão no HRA. “Está muito difícil. A nossa situação não é fácil. Tivemos que alugar um quartinho para podermos descansar um pouco e lavar a nossa roupa. Ficamos 24 horas dentro do hospital. Nossos pais são aposentados e com toda dificuldade são eles quem nos ajudam nas nossas despesas. Estamos lutando e, com fé em Deus, vai dar tudo certo. Eu creio que existe um Deus, pois o que estão fazendo com a gente é muito desumano”, desabafou Espedita.
Ela disponibilizou a conta pessoal para quem se sentir tocado em ajudar com qualquer quantia.
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3145
Conta: 00012913-4
Operação: 013
Em nome de: Espedita Everania Timóteo
O que diz a Secretaria de Estado da Saúde
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que o paciente Luiz Augusto Timóteo, após ser admitido no Hospital Regional de Araguaína (HRA), realizou procedimento cirúrgico de Reconstrução Parcial de Órbita e Assoalho de Órbita à esquerda. O mesmo está sendo assistido pela equipe multiprofissional e pelas especialidades médicas (Buco Maxilo e Neurocirurgia) da unidade.
O próximo passo para o caso de Timóteo requer período de regeneração da área que foi reconstruída, para início da segunda fase de tratamento. No momento, o paciente apresenta com quadro clínico estável e o tratamento requer longa permanência devido fraturas múltiplas e complexas da face. O encaminhamento feito anteriormente para outra unidade não foi realizado por médico bucomaxilofacial.
A SES reforça também que a equipe da neurocirurgia do HRA entrará em campo para segunda fase do procedimento e já elaborou uma lista para aquisição dos materiais necessários”.
Matéria atualizada às 16:02
(Por Raimunda Costa)