CAPA
Prefeitura de Araguaína autoriza exumação de 25 pessoas carentes sepultadas no Cemitério Jardim das Paineiras
Com o objetivo de abrir espaço para novos sepultamentos, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Fundação de Atividade Municipal Comunitária (Funamc), autorizou a exumação de 25 pessoas carentes sepultadas no Cemitério Jardim das Paineiras.
Os corpos receberam o auxílio da Fundação para o sepultamento. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na edição dessa terça-feira, 11.
Remoção
De acordo com a Funamc, ficou estipulado que, após o período de exumação, o beneficiário poderá efetuar a remoção dos restos mortais e acondicionar em local apropriado dentro do próprio cemitério, em ossuário devidamente numerado e classificado permitindo aos familiares livre acesso ao local que esteja acondicionado os restos mortais, sendo facultado o direito de regular horários e uso das acomodações.
Segundo a instituição, os prazos para exumação são de cinco anos para adulto de qualquer idade e dois anos para criança com idade até 6 anos e que todos os beneficiários do auxílio-funeral que utilizam de gaveta individual no sistema coletivo destinatários da assistência social estão cientes das condições a respeito dos sepultamentos e exumações.
A lista dos corpos que, dentro dos prazos legais, já estão aptos para a exumação.
Segunda vez
Lembrando que no final de 2019, a administração municipal autorizou a exumação de 74 pessoas carentes que estavam sepultadas no cemitério citado. Desse número, 13 foram sepultadas como indigentes.
Cemitério pública
Na visão do vereador Delaite Rocha da Silva (PSDB), o Professor Delan, essas exumações não teriam necessidade se o Poder Público já houvesse resolvido a questão do cemitério público local.
Conforme informações obtidas pelo professor Delan, a razão das exumações é devido ao esgotamento de cotas para sepultamento que o município possui no cemitério Jardim das Paineiras. “O que leva o poder público a agir conforme a conveniência”, criticou o parlamentar.
(Da Redação)