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Procon alerta consumidores sobre suspensão de corte de energia por inadimplência até 31 de julho

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Foi prorrogada até o 31 de julho a proibição do corte de energia pela Agência de Energia Elétrica (Aneel). Desta forma, as concessionárias não podem interromper o fornecimento de energia por falta de pagamentos por consumidores; a decisão se deve à crise e as dificuldades provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, causador da Covid-19.

No Tocantins, a Medida Provisória nº 007, de março deste ano, assinada pelo governador Mauro Carlesse, suspendeu os cortes de água e energia elétrica por falta de pagamento no Tocantins, por 90 dias. A suspensão dos cortes foi aprovada também pela Anaeel, em março e, inicialmente, teria validade até junho.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destaca que a prorrogação vai garantir que o consumidor não seja prejudicado, uma vez que o fornecimento de água e energia são considerados serviços obrigatórios, essenciais, contínuos e não devem ser interrompidos.

Walter Viana ressalta ainda que a equipe de fiscalização está trabalhando das 8 às 18 horas para atender as denúncias.” A medida vale para áreas rurais, urbanas e serviços essenciais como hospitais. O consumidor pode utilizar o Disque 151 ou nosso Whats Denúncia 992166840 para denunciar”, afirma o superintendente do Procon.

De acordo com as determinações do Código de Defesa do Consumidor, as infrações das normas sujeitam o fornecedor a diversas sanções administrativas, como multas, suspensão temporária da atividade, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade e interdição da atividade.
(Da Redação)

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