CAPA
Secretário da Agricultura diz que a Expoara é reflexo do agronegócio do Estado
Ao participar da abertura da 51ª Expoara, o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado, César Halum, fez um balanço positivo do evento. ” A Expoara cresce a cada ano e isso é reflexo do agronegócio do Estado. Nós vivemos um momento bom. Um momento de expansão dos negócios. Mesmo com a crise econômica instalada, com a variação de preços das commodity na bolsa de valores, o nosso produtor continua acreditando e crescendo”, analisou.
Para ele a Expoara é um momento de integração. “Aqui temos também a nossa parte forte que é a pecuária que continua dando bons resultados e trazendo bons números para o Estado. É isso que nós queremos. Nós temos que entender que o Tocantins é um Estado rural e uma festa de exposição como essa é um momento de integração da população rural com a população urbana”, ressaltou.
Monocultura
Halum enfatizou que deve ser evitado a monocultura. “Esse ano vamos ter uma colheita de quatro milhões e setecentos mil toneladas, sendo que três milhões e trezentos mil são de soja. A gente agora vai procurar uma variedade para evitar a monocultura, pois é muito ruim. Qualquer barulho no mercado, com uma monocultura, você corre muito risco”, explicou.
Tecnologia
O secretário também avaliou como positivo a apresentação de novas tecnologias no evento. “As exposições não poderiam ser apenas festas com uma área de comercialização, mas teria que ser uma oportunidade de difusão de tecnologia e de conhecimento. É preciso capacitar os nossos produtores, principalmente, o pequeno e o médio, que aproveitam essas feiras para se fazerem presentes. É muito mais fácil se reunir com eles aqui do que ir na propriedade de cada um deles. É importante que a gente continue nessa linha”, justificou.
(Da Redação)