Connect with us

CAPA

Tocantins é um celeiro nacional para o agronegócio, afirma agrônomo

Publicado

on

Tocantins é um celeiro nacional para o agronegócio. A afirmativa é do engenheiro agrônomo Renato Antônio Borghetti que deu dicas a jovens produtores, veteranos ou para aqueles que queiram empreender nessa área. Ele conversou com a equipe do Portal Araguaína Urgente e compartilhou sua expertise no que há de melhor nesse mercado competitivo.

Esse know how passou pelos insumos, herbicidas, proteção contra as pragas, adubo, fertilidade equilibrada, combate à ferrugem asiática na soja e visão sobre o agronegócio.

O também empresário apresentou a Loja Agrominas Produtos Agropecuários, onde o pequeno, médio e grande produtores podem encontrar um mix completo de produtos para manter e alavancar seu negócio.

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo, Renato Antônio Borghetti ao Portal Araguaína Urgente.

Araguaína Urgente: Qual a sua visão sobre o agronegócio no Tocantins?
Renato Antônio Borghetti: Sem dúvida nenhuma o Tocantins é um celeiro nacional, tem condições de clima e solo propício para a agricultura. Estamos acompanhando a agricultura vir com muita força. Temos uma área de pecuária bastante significativa no Estado. Sem dúvida o agronegócio é hoje a principal atividade econômica do Estado.

Araguaína Urgente: Como agrônomo, o senhor imagina de que forma as novas tecnologias, como o melhoramento genético, podem ajudar o agronegócio no Estado?
Renato Antônio Borghetti: Acredito que um dos grandes facilitadores para o cultivo no cerrado foi sem dúvida o avanço nas pesquisas em variedades resistentes a pragas, doenças e clima. Hoje já estamos assistindo a novos materiais sendo lançados específicos à nossa condição de clima. Uma vez que temos luminosidade e temperatura altas em todos meses do ano, muito diferente da região sul do País. Isso nos possibilita uma janela de plantio maior. Os nossos índices pluviométricos nos possibilita o plantio de duas safras ao ano, onde já vemos variedades de milho sendo lançadas específicas para safrinha, nematóides e outras pragas que são caraterísticas da nossa região.

Araguaína Urgente: A Agrominas Produtos Agropecuários é de sua propriedade e, quando foi implantada em Araguaína, teve objetivo de agregar produtos produzidos no campo. Dessa ideia nasceu a parceria com alguns produtores ofertando insumos. Como funciona essa troca com o produtor?
Renato Antônio Borghetti: Nós trabalhamos com uma modalidade chamada de barter ou de troca. Nós oferecemos produtos para os nossos clientes e recebemos a produção em troca como pagamento. É uma atividade boa para os dois lados. Beneficia bastante o produtor porque ele tem a certeza de que ele vai conseguir entregar o produto dele com um valor justo e a loja é beneficiada porque também tem a garantia de que vai receber pelo trabalho parte da produção.

Araguaína Urgente: O senhor contou que os agricultores encontram no estabelecimento produtos para uma fertilidade equilibrada. O que significa essa afirmativa?
Renato Antônio Borghetti: Fertilidade equilibrada é a base de qualquer sistema de produção. É como se fosse a comida para nós, seres humanos. Nós precisamos estar bem alimentados para que consigamos produzir; a mesma coisa é a planta ou animal. Eles precisam estar bem nutridos para que possam produzir. Precisamos ter três fatores para termos um bom desempenho no campo: o solo, genética e o ambiente.

Araguaína Urgente: Nesse sentido o que o agricultor pode encontrar na Agrominas?
Renato Antônio Borghetti: Nós nos preocupamos em oferecer um mix completo do plantio à colheita. Por isso, temos toda a linha de fertilizantes granulados e líquidos, defensivos químicos para o controle de pragas e doenças, tanto para a agricultura quanto para a pecuária. Além disso somos produtores de sementes forrageiras e grãos há mais de 40 anos.

Araguaína Urgente: Em relação às pragas, o que é oferecido para proteção contra elas?
Renato Antônio Borghetti: Para um controle mais eficiente, é importante que o produtor utilize um manejo integrado, que é associar várias formas de controle. Além dos defensivos químicos, temos também os biológicos. A linha de biológicos está crescendo muito no campo. São produtos que não deixam resíduos, que agem de maneira sustentável ao meio ambiente e que controlam somente pragas especificas. Atualmente, os produtores estão usando cada vez mais o manejo integrado, associando o controle químico com biológico e práticas de manejo.

Araguaína Urgente: Então os produtos químicos deixaram ser eficazes?
Renato Antônio Borghetti: Não. Os produtos químicos são bastante importantes também. Por exemplo, as cigarrinhas das pastagens e as lagartas são pragas que causam um dano econômico muito grande e têm que ser controladas, senão o pecuarista terá prejuízo. Orientamos qual o melhor produto a ser utilizado, dependendo de cada produtor. Ele tem essa assistência no balcão ou no campo.

Araguaína Urgente: Quais sementes herbicidas o produtor pode encontrar na Agrominas?
Renato Antônio Borghetti: Nosso portfólio em sementes para o produtor é muito amplo. Trabalhamos com sementes de forrageiras e sementes para soja e milho. A semente é a base de tudo, por isso é importante que se trabalhe com produto de qualidade. A semente sendo boa é uma garantia de uma boa produtividade. Trabalhamos com sementes certificadas, todas dentro das normas e padrões que são exigidas pelo Ministério da Agricultura. Todas as nossas sementes de forrageiras saem daqui com laudo expedido pelo laboratório certificando a sua qualidade. Hoje o que veio para ficar é a integração lavoura-Pecuária. Temos as pastagens entrando na área de agricultura para melhorar solo, temos também a agricultura entrando na pecuária. Tudo com o objetivo de melhorar o solo, aumentar a produtividade da atividade e garantir mais sustentabilidade

Araguaína Urgente: Como engenheiro agrônomo, qual orientação que dá aos produtores em relação à adubação?
Renato Antônio Borghetti: Em primeiro lugar, recomendamos aos pecuaristas e agricultores que façam uma análise anualmente para acompanhar a fertilidade do solo. É preciso acompanhar a sua evolução, ou seja, há necessidade de saber se o solo está tendo melhoria na fertilidade ou se tem problema nutricional. Precisamos conhecer como está o solo para sabermos quais os produtos que precisamos colocar ali. Depois de uma análise de solo, vem a interpretação. Somente nessa etapa faremos as adubações necessárias. A análise do solo é similar a um exame de sangue, sem ele não conseguimos saber exatamente como está a saúde do solo.

Araguaína Urgente: Qual seria o passo seguinte?
Renato Antônio Borghetti: Geralmente o passo seguinte é a Calagem, pois, por meio dela, é possível corrigir a toxidez pelo alumínio e fornecer cálcio e magnésio para que as raízes se desenvolvam melhor. A calagem deve ser feita em até 60 dias antes do plantio ou com mais de 150 mm de chuva, importante para a reação do Calcário com o solo. Outro nutriente importante é o fósforo. Nossos solos são geralmente muito deficientes desse macromineral. Importante saber qual a atividade pra recomendar a melhor fonte e parcelamento da dose. Ao todo, são 14 minerais essenciais às plantas, além de outros benéficos. A adubação equilibrada garante uma planta mais resistente à seca, às pragas e às doenças.

Araguaína Urgente: Em relação à ferrugem asiática da soja, qual sua orientação para os produtores poderem combatê-la?
Renato Antônio Borghetti: Ela é uma praga que causa um dano econômico muito alto. Existem várias produtos no mercado que prometem controlar essa praga. A ferrugem asiática ocorre principalmente por termos um clima tropical com temperatura muito elevada e bastante umidade. Essas duas condições são ideais para o desenvolvimento do fungo que se reproduz rapidamente reduzindo a área fotossintética da planta. É importante fazer o acompanhamento e o controle. Contudo, a ferrugem asiática já está bastante equilibrada e já não causa um dano econômico alto. Hoje o mercado oferece produtos muito bons; por exemplo, já temos misturas triplas com Mancozeb na formulação, que atua prolongando o tempo de controle.

Araguaína Urgente: Mesmo a sua família sendo mineira, há seis anos instalou em Araguaína a loja Agrominas Produtos Agropecuários. Seu pai é produtor de milho em Campos Lindo. Por que o Tocantins foi escolhido para investir no agronegócio e Araguaína ter sido escolhida para a instalação da loja?
Renato Antônio Borghetti: Primeiro, porque o Tocantins é um celeiro nacional para o agronegócio e, segundo, foi a localização estratégica de Araguaína. A cidade consegue atender vários pontos do sul do Pará e sul do Maranhão. A localização geográfica de Araguaína é muito boa, além de ser a principal cidade próxima da nossa unidade de produção em Campos Lindos, nordeste do Estado.

Araguaína Urgente: Qual é o objetivo da loja?
Renato Antônio Borghetti: O objetivo da loja é melhorar a vida do homem no campo, agregando valor aos produtos produzidos no campo. A loja foi inaugurada em 2013 e, na época, trabalhamos apenas com as semente forrageiras e o milho grão. Ambos eram produtos próprios. Mas o nosso mercado acabou crescendo e, hoje, trabalhamos com a linha completa para atender o produtor rural, pecuarista e parte da agricultura. Araguaína é uma região muito próspera e que está crescendo muito e a loja conseguiu atender essa demanda.

Araguaína Urgente: Qual o staff da loja atualmente?
Renato Antônio Borghetti: Hoje são mais de 30 colaboradores. A equipe conta com uma parte de produção em Campos Lindos e também trabalhamos com assistência técnica no campo. Na área de agrária, somos sete profissionais entre agrônomos, veterinários, zootecnistas. Trabalhamos também com a assistência técnica que é o grande diferencial da Agrominas. A nossa missão é atender de maneira completa a necessidade do agricultor e fazer com que ele consiga ter benefícios na atividade agrícola ou pecuária.

(Por: Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente