Alunos do projeto de música da cidade de Carmo do Paranaíba se apresentam no Araguaína Urgente

Atualmente o projeto é desenvolvido por cerca de 160 jovens da cidade e região circunvizinha

40

Alunos do projeto de música da cidade de Carmo do Paranaíba se apresentam no Araguaína Urgente

Direto da cidade do Carmo do Paranaíba (MG), o apresentador do programa Araguaína Urgente, transmitido pela afiliada da Band de Araguaína, TV Amazônia Canal 10, Rodrigo Magalhaes, entrevistou o professor e idealizador de um projeto social Rogério Braz.

Atualmente o projeto é desenvolvido por cerca de 160 jovens da cidade e região circunvizinha. De acordo com Magalhães, o trabalho já foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo.

“Esse trabalho começou há quase 30 anos. Iniciamos-o dentro do Projeto Urubim em seguida desenvolvemos um projeto à parte de inclusão social através de música. Era um especifico de violino. Depois, nós acrescentamos flauta, violão e assim foi sendo aberto o leque de instrumentos. Depois não ficou apenas em um projeto social, mas de inclusão cultural”, contou Braz.

O professor lembrou que há cerca de 20 anos esteve em Brasília a convite da deputada federal Rita de Cássia Paste Camata e do, então, deputado Fernando Cabeira para participar da comemoração dos 15 anos do Estatuto do Menor e Adolescente.

“Nós fomos convidados para fazer a abertura daquele evento dentro do Congresso Nacional. A música tem um grande poder sobre a juventude. A música é um trabalho prazeroso e os alunos se envolvem bastante. Dentro desse projeto, nós tentamos levar não somente a música, mas realizamos intercâmbio com outras crianças e adolescentes da região. Sempre levo os alunos a viagens culturais. A mudança de comportamento deles é gritante. Eu acredito que a cultura é um dos elementos que mais enobrece a personalidade das pessoas”, enfatizou o professor.

Para Braz, os adolescentes que integram o projeto são tranquilos. “Eles vão muito bem na escola. O convívio com a família e com a sociedade melhoram. São muito tranquilos. Eles são sempre convidados para participar de eventos saudáveis. O projeto faz muito bem a eles”, afirmou.

No final da apresentação dos alunos, o apresentador Rodrigo Magalhães sugeriu ao secretário de cultura de Araguaína, Wilamas Ferreira para que mantivesse um intercâmbio cultural entre o Estado e cidade do Carmo do Paranaíba (MG).

“Será um grande prazer para nós. Sempre realizamos intercâmbios e, se tivermos oportunidade de ir ao Tocantins para levarmos um pouquinho do nosso projeto, iremos com muito amor e carinho. Se o secretário se interessar, estamos disponíveis. Nosso projeto é extremamente cultural. Não tem envolvimento com dinheiro, cachê e nem nada. Vamos com muito carinho e muito boa vontade. Também estamos dispostos a recebê-lo aqui. Qualquer movimento cultural nos interessa bastante”, finalizou o professor.

(Por Raimunda Costa)

COMENTÁRIOS FACEBOOK