CAPA
Aplicativo Pardal já está funcionando no Tocantins para o envio de denúncias eleitorais
O aplicativo Pardal já está funcionando no Tocantins para o envio de denúncias eleitorais. Neste ano só serão aceitas denúncias relacionadas às propagandas eleitorais.
Os denunciantes precisarão se identificar ao enviar as informações, mas podem pedir sigilo dos dados. Antes o aplicativo recebia denúncia relacionada a todos os crimes eleitorais.
Neste pleito estão proibidas propagandas, como: o outdoor, pintura de muro, camisetas de candidatos, bonés e todos os tipos de brindes que são considerados irregulares.
Para fazer uma denúncia pelo APP Pardal, o cidadão precisa fazer fotos, vídeos, ou arquivos de áudios da irregularidade que auxiliem na fiscalização e regularidade das campanhas eleitorais. Depois é só entrar no aplicativo e enviar para a Justiça Eleitoral fazendo relatos sobre o caso.
O caso será encaminhado diretamente a um juiz eleitoral da cidade. Outro ponto importante é que a denúncia não pode ser anônima. O cidadão precisará se identificar e fazer um cadastro no aplicativo. Apesar disso, o eleitor poderá pedir o sigilo das informações.
Os demais crimes eleitorais poderão ser denunciados pelos canais de atendimento à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), pelo telefone 0800 6486 ou pelo Whatsapp (63) 3229-9600.
(Da Redação)