CAPA
Cidadania e Justiça inaugura mais um Curso de Panificação e Confeitaria para reeducandos do Barra da Grota
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) inaugurou nesta quarta-feira, 05, mais um Curso de Profissionalização em Panificação e Confeitaria na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína. A capacitação é ofertada na oficina permanente de panificação por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas (Procap). Iniciado em 2012, o programa é voltado à implementação de oficinas permanentes de trabalho e oferecimento de cursos de capacitação em estabelecimentos penais de todo o Brasil.
O curso será ofertado a 60 reeducandos da unidade com carga horária de 160 horas como etapa da meta de Implantação da Panificadora e Cursos de Panificação e Confeitaria na UTPBG, pactuado por meio de Termo de Convênio. Anteriormente, este curso foi ofertado no Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri, e na Casa de Prisão Provisória (CPP), de Palmas. “O curso é justificado pela necessidade de humanização, capacitação profissional e, inserção e reinserção social dos reeducandos nas Unidades Penais do Tocantins”, ressaltou Marcelo Moreira dos Reis, agente de execução Penal ligado à Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso.
A implantação de oficinas permanentes de trabalho tem a finalidade de disponibilizar às pessoas em restrição de liberdade o acesso à capacitação profissional e uma possível implementação do trabalho no estabelecimento penal. O gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Leandro Bezerra de Sousa, explica que o programa contribui com a ampliação da remição da pena nas unidades. “Com as oficinas há a possibilidade de integração ao mercado de trabalho ainda dentro do sistema penitenciário, além de proporcionar remição de pena pelo estudo, no caso da capacitação, e remição pelo trabalho, na linha de produção implementada”, conta.
De acordo com o superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), Orleanes de Sousa Alves, o programa ganhou nova roupagem com a nova gestão do sistema prisional. “Estamos finalizando a execução das capacitações em panificação e confeitaria, além de possibilitar consistência e efetividade nas oficinas de panificação implantadas, o que possibilita novas oportunidades de profissionalização e geração de trabalho e renda aos apenados”, pontuou.
Sendo ofertada em dois módulos, básico e específico, a capacitação trará disciplinas que proporcionam aos participantes habilidades e conhecimentos comuns a todos os cursos previstos, assim como habilidades e conhecimentos voltados ao ramo da capacitação profissional escolhido, com matérias como Noções em segurança do trabalho, Processo de produção e Empreendedorismo.