CAPA
Com duas mulheres na disputa, eleições indiretas de Araguanã acontecem neste domingo
Com duas mulheres na disputa, as eleições para a escolha do prefeito e vice-prefeito de Araguanã acontecem neste domingo, 2. A informação é da presidente interina da Câmara Municipal da cidade, vereadora Arly Cássia Pereira de Souza (PSD).
Uma das chapas tem como candidata a prefeita, a vereadora e gestora interina Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD) e como vice-prefeita a também vereadora Maria de Lourdes Fortaleza (DEM).
A outra chapa é encabeçada pela ex-primeira dama Raimunda da Silva Leite (PSC), esposa do ex-prefeito Alan Brasil e como vice-prefeito o ex-vereador Cícero Alves Souza (PSC).
De acordo com o secretário da Casa, Joel Câmara, a escolha do novo gestor municipal e vice-prefeito será realizada em uma sessão extraordinária na Câmara Municipal da cidade às 9 horas e em seguida a posse dos eleitos. A chapa vencedora cumprirá um mandato-tampão até o dia 31 de dezembro deste ano e pode disputar a reeleição no pleito previsto para o dia 15 de novembro.
Conforme o secretário, na sessão estarão presentes apenas vereadores, funcionários da Casa, representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Ministério Público Estadual (MPE), da Polícia Militar (PM) e dos partidos que concorrem às vagas.
Entenda o caso
As eleições ocorrem após o falecimento do prefeito Hernandes Neves de Brito, 54 anos, mais conhecido como Hernandes da Areia (DEM). O gestor municipal faleceu em decorrência da covid-19.
Durante o tratamento de Hernandes, o então presidente da Câmara Cícero Cruz de Araújo (PSD), 53 anos, foi empossado como prefeito interino da cidade. Já a vice-presidente da Câmara, vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD) assumiu por tempo provisório a presidência da Casa.
Cinco dia após assumir o cargo, na tarde do dia 26, o prefeito interino Cícero Cruz de Araújo faleceu em Araguaína. Araújo teve um infarto fulminante após o almoço.
Devido à ocorrência, no dia 29 do mesmo mês, a presidente da Câmara, vereadora Irene Rodrigues Ramos Duarte, assumiu a administração da cidade e a vereadora Arly Cassia Pereira (PSD), que era 1ª secretaria, assumiu a presidência interina da Casa.
(Por Raimunda Costa)