CAPA
Equipe da TV Amazônica flagra duas das principais entradas e saídas para Araguaína sem barreiras sanitárias
A equipe de reportagem da TV Amazônica afiliada à Band, em Araguaína, cobrou nesta segunda-feira, 11, do executivo municipal instalação de barreiras sanitárias em duas das principais entradas e saídas que dão acesso ao município. De acordo com o flagrante na TO-222, os viajantes vêm sentido do Maranhão e Pará com passagem ou destino à cidade.
A equipe flagrou a ausência de profissionais que possam medir a temperatura corporal dos viajantes, que realizem desinfecção nos veículos e distribuam flyers educativos sobre a covid-19.
“Atualmente em Araguaína há um grande número de infectados e não encontramos nenhuma barreira sanitária nesses locais. Acho que a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína está pecando nesse sentido. Nós temos o papel de cobrar das autoridades medidas mais intensas para parar com a proliferação desse vírus. Estamos “in loco” para mostrar que na TO-222, em frente do batalhão rodoviário a ausência de ação nesse sentido”, criticou o apresentador do programa na TV Amazônica, Rodrigo Magalhães.
De acordo com Magalhães, pelo grande número de infectados nesses dois estados, seria interessante ter uma barreira sanitária nos dois locais. “Há municípios bem menores que Araguaína que adotam essas medidas de prevenção. Araguaína tem obrigação de ter em todas as entradas barreiras sanitárias, distribuição de máscaras e, se a temperatura corporal dos viajantes estiver alterada, esses passem por um teste rápido”, disse o apresentador.
Magalhães enfatizou que os motoristas estão entrando sem preocupação nenhuma em Araguaína. “Ninguém passa por um processo de ajudar conter a covid-19 em Araguaína. No Pará há um enorme índice de infectados pela doença. São Luís, Capital do Maranhão cumpre lockdown. Porque essas duas entradas não possuem barreiras sanitárias? Esse é o questionamento da TV Amazônia”, criticou o apresentador.
Maranhão
Conforme o G1 do Maranhão, o estado chegou a 399 mortes por Covid-19 e 8.144 pacientes infectados pela doença, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite desse domingo, 10. Os casos estão espalhados em 160 municípios do estado.
Pará
A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou nesta segunda-feira, 11, mais 37 mortes e 215 casos da Covid-19 no Pará. De acordo com o boletim mais recente, são 7.563 casos e 709 mortes em todo o estado. A maioria dos casos é registrado na região metropolitana de Belém.
(Por Raimunda Costa)