CAPA
Junto com comparsa, segundo foragido da Casa de Prisão Provisória de Palmas é recapturado na BR-153
A Polícia Militar (PM) recapturou no sábado, 5, por volta das 23 horas, na BR-153, região de Paraíso do Tocantins, o segundo foragido da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Trata-se de Maycon Douglas Sousa Castro.
A recaptura contou com o trabalho conjunto da Agência de Inteligência do 1° BPM, Agência de Inteligência do BPCHOQUE, da Agência de Inteligência do Sistema Prisional de Palmas (Sispen) e da equipe de Força Tática, juntamente com a Equipe de Rotam (BPCHOQUE) que interceptou o fugitivo e um comparsa em um veículo a aproximadamente 20 km da Avenida Transbrasiliana, com 18,5 gramas de maconha e uma arma branca (faca).
Os dois foram conduzidos, juntamente com os ilícitos e o veículo, à central de flagrantes. O homem que teria dado a apoio à fuga de Castro foi identificado como chamado Josiel Araújo Cavalcante.
Operação Presença
A ação de recaptura é um eixo da “Operação Presença”, denominado “Volta para Casa”, que iniciou na quinta-feira, 3, nas unidades prisionais e vai até o dia 3 de janeiro de 2021 tem a finalidade de localizar os foragidos da CPPP e manter a segurança de todos custodiados para a boa execução da pena com foco na reinserção social.
A “Operação Presença” consiste em ações de revista geral nas unidades prisionais, patrulhamento, conferência nominal dos privados de liberdade, rondas internas e externas, além da recaptura dos fugitivos da CPPP.
A Seciju explica que se trata de uma ação integrada entre todos os órgãos que compõem as forças de segurança do Estado do Tocantins e conta com a denúncia anônima pelo telefone 190 da Polícia Militar.
Primeiro recapturado
O primeiro recapturado foi identificado como Deusire Pereira Carvalho, 58 anos. Ele foi localizado na região de Taquaruçu na manhã dessa sexta-feira, 4.
Continuam foragidos
Durval Gomes de Oliveira Filho
Joel Rodrigues Barbosa
Olivan Batista Fialho
Reinaldo Fernandes de Oliveira
Renato David Freitas Santos
Entenda o caso
Os detentos conseguiram fugir na madrugada de segunda-feira, 30, após abrirem um buraco na parede de uma das celas do bloco B, arrancar a proteção da área do banho de sol e depois pularam o muro da unidade.
Alguns dos presos respondem por crimes hediondos como latrocínio e estupro de vulnerável, além de tráfico e roubo.
(Da Redação)