CAPA
Moradora de Araguatins diz que as pessoas estão sendo maltratadas pelo poder municipal com a falta de água
Uma fonte que preferiu não ser identificada denunciou ao Portal Araguaína Urgente que a população de Araguatins está sofrendo com a falta de água. “As pessoas estão sendo maltratadas pelo poder municipal. Estávamos com quase três dias sem água. Ela chegou um pouco nas torneiras nesta madrugada e já faltou de novo. O fornecimento é suspenso nesse momento em que perigo do coronavírus assola o mundo”, lamentou a fonte.
Ela criticou o “descaso” da administração. “É um descanso. Na cidade há pessoas idosas doentes sem poder lavar até as mãos. Muitas pessoas aqui estão com a virose da gripe e não têm como se higienizar com a falta do produto. Uma das formas para prevenir doenças é a higiene, mas aqui, em Araguatins, não temos água que é uma necessidade básica. Como vamos fazer?, questionou.
A moradora ressaltou que o Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (Semusa) informou que elevou o nível do Rio Taquari e que seria suspenso o fornecimento de água temporariamente evitando assim queimar as bombas da estação de tratamento. “É isso que eles falam. Todos os anos é dessa forma. Ano passado o fornecimento de água aconteceu por duas vezes. O poder público nunca buscou solução para isso. Nunca fez um plano A ou B para minimizar essa situação”, disse.
Segundo ela, a população está sofrendo e não tem o que fazer. “O povo de Araguatins é muito sofrido. Tem aguentado muitas coisas de administrações passadas e da atual. Nem sei mais o que dizer. A prefeitura coloca carro de som nas ruas informando que o fornecimento de água foi suspendo por tempo indeterminado e o Semusa diz que é temporariamente. Fica aqui o meu repúdio com tudo isso que está acontecendo em Araguatins”, enfatizou.
Apesar da interrupção no fornecimento de água, a fonte afirmou que tem uma região da cidade que não foi afetada. “A parte de cima da cidade tem água, mas a velha Araguatins está praticamente sem água. Muitas pessoas estão buscando água lá para cima. Quem tem carro está indo encher seus vasilhames e trazendo água. Outras pessoas estão comprando água para poder fazer a comida. E outras pegando água da chuva para fazer as coisas dentro de casa. Isso é um absurdo”, criticou.
O Portal Araguaína Urgente entrou em contato com a Prefeitura de Araguatins e aguarda retorno
(Por Raimunda Costa)