Todos nós sabemos nos comunicar em alguma medida. É
algo inerente, natural do ser humano, afinal, nos comunicamos o tempo todo e em
todo lugar. Se fazemos isso com eficiência e qualidade, aí já é outra história.
Mas quando a comunicação é empregada de maneira
profissional, com propósitos claros, é preciso ter um pouco mais de atenção.
Apesar de se algo “simples”, quando vamos “trabalhar” a comunicação há técnicas
envolvidas, análises, avaliações, levantamentos, linguagem apropriada, feedback
e uma série de outros pontos e condutas e serem desenvolvidos.
A primeira pergunta deste texto é: Quem é o primeiro
cliente de uma empresa? Será que é aquela pessoa que compra na loja desde que
ela abriu? Por mais que o empresário queria dizer sim, a resposta é NÃO.
O colaborador (funcionário, empregado) é o primeiro
cliente da empresa, independente do tempo em que ele trabalha lá.
O trabalhador “vive” e “respira” a empresa pelo
menos oito horas por dia. Ele sabe o que funciona, o que não funciona, o que
está certo, o que não está tão certo assim, a qualidade do seu produto, o
respeito que a loja tem pelo cliente de forma geral.
De nada valerá a empresa investir horrores em
publicidade, mídias on e off, redes sociais e o escambal a quatro se seus
colaboradores não atestarem a qualidade do seu produto/serviço por onde eles
passam. Eles são verdadeiros outdoors ambulantes.
Jamais se esqueça que cada colaborador tem um poder
de influência muito grande: família, amigos, pessoal da igreja, do futebol, do
trabalho voluntário, das festas. É a mesma cadeia de acontecimentos dos votos nas eleições. Cada pessoa consegue puxar X votos.
Assim é com a reputação da empresa.
Ah, e não estamos falando de salário bom e em dia.
Isso é o básico. Estamos falando de valorização. Bônus, comissão, plano de
saúde, vale-transporte e alimentação? Podem ser também, mas tem algo tão
importante quanto: a Comunicação.
O colaborador tem todo o direito do mundo de saber
sobre as rotinas e decisões da empresa, desde que não sejam informações
estratégicas, claro.
O colaborador deve ser o primeiro a saber das
tomadas de decisões que envolvam as vendas e a relação com os clientes. Na
realidade, toda e qualquer oferta e promoção tem que ser passada primeiro para os
colaboradores.
Eu já presenciei situações em que o cliente chega na
loja procurando por uma oferta que viu nas redes sociais, mas o vendedor não
estava tão por dentro assim. “Ah, mas ele tem a obrigação de curtir as redes
sociais da empresa onde trabalha e acompanhar de perto”.
Não, não tem, sinto muito. O empresário pode até
incentivá-lo a fazer isso, mas não obrigá-lo. A empresa tem que informar,
comunicar, deixar claro o que ela está fazendo para vender mais.
Existem muitas formas de fortalecer a comunicação dentro de qualquer empresa ou organização. Trabalhar a Comunicação Interna é uma delas. Em breve, falaremos mais sobre isso.
Por: Ricardo Sottero – Jornalista