CAPA
Polícia Militar apresenta projeto de videomonitoramento em Araguatins
Cerca de 70 pessoas, participaram na noite dessa quarta-feira, 22, no auditório da câmara municipal de vereadores, atendendo convite formulado pelo comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), tenente coronel Weslley Dias Costa, de uma reunião que teve como objetivo apresentar o projeto de implantação do sistema de videomonitoramento urbano em Araguatins.
Tenente coronel Weslley destacou a importância da implantação urbana do projeto, especialmente na área comercial, e os resultados positivos na segurança pública, providos por meio do sistema de monitoramento. O comandante destacou as três cidades do Tocantins: Augustinópolis, Miracema do Tocantins e Lagoa da Confusão que já possuem o sistema instalado.
De acordo com o comandante: “as imagens serão por meio de câmeras sofisticadas, modernas e de alta resolução, usadas exclusivamente na área de Segurança Pública, com central de monitoramento instalada no quartel do 9º BPM. A filmagem será sem a exposição ao público de transeuntes ou de qualquer cidadão”, disse tenente coronel Weslley.
O comandante enfatizou ainda que a implantação do sistema, dividido em três etapas, só será possível com a participação dos empresários, dos órgãos públicos e da comunidade. “De acordo com o projeto, o custo benefício para a implantação do sistema se torna leve quando todos participam; pois, a segurança pública é dever do Estado, em consonância com a sociedade”, declarou tenente coronel Weslley.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Cláudio Carneiro Santana; o presidente da câmara, vereador Darlan Gomes Chagas acompanhado de vereadores; os promotores de Justiça, doutores, Décio Gueirado Júnior e Guilherme Cintra Deleuse; o delegado de Polícia Civil, Rubem Dario Gomes Paixão, acompanhado de agentes de polícia; além de representante da Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT) acompanhado de empresários e industriais; Conselho de Segurança da cidade (CONSEG); gerentes de lojas e das agências financeiras e membros da comunidade local.
A reunião encerrou com resultados bastante produtivos. O prefeito da cidade, os gerentes de bancos e empresários se prontificaram em contribuir com o que for necessário para a imediata efetivação do projeto em Araguatins.