AÇÃO PARLAMENTAR
Posse dos Deputados; na mira dos cargos de chefia e das investigações da Polícia
Hoje é o dia D para os 24 deputados estaduais do Tocantins. Pela manhã, os parlamentares tomam posse para o novo mandato. A solenidade acontece no plenário da Assembleia Legislativa e contará com a presença do governador Mauro Carlesse e de familiares dos parlamentares. Dos 24 eleitos, 8 são marinheiros de primeira viagem.
Logo a pós a solenidade de posse, os deputados têm a mais importante decisão, que é a eleição para a escolha da mesa diretora da Casa. Os parlamentares escolhem a nova presidência para um mandato de dois anos.
Até agora pela manhã, o mais cotado para assumir a presidência é o veterano e ex-prefeito de Porto Nacional, Toinho Andrade, que tem o apoio do governador Mauro Carlesse. Sua principal opositora, Luana Ribeiro, atual presidente, não deve emplacar candidatura.
Mas o que chama a atenção é que os deputados estaduais tomam posse e elegem novo presidente sob forte pressão. É que a Casa é alvo constante da polícia civil sob a acusação da existência de funcionários fantasma em alguns gabinetes, especialmente do candidato Toinho Andrade e também do vice, Amélio Cayres. Mas o que se sabe até agora é que a operação policial não deverá atrapalhar em nada a agenda puxada de hoje dos parlamentares estaduais.