CAPA
Seis novos casos são confirmados pela Saúde; entre eles o primeiro em Sítio Novo
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nessa quinta-feira, 23, que o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) realizou 49 exames para Covid-19, com seis amostras positivas para as cidades de Palmas, Araguaína e um caso de residente do Mato Grosso. Outra confirmação via teste rápido, está no município de Sitio Novo, o primeiro caso da cidade, paciente do sexo masculino, de 34 anos.
Os casos confirmados de Palmas são todos do sexo feminino, uma com 45 anos, sem histórico de viagem, com contato com caso confirmado, apresentou sintomas clássicos. Outra paciente, 39 anos, apresentou sintomas de febre, tosse e dor de garganta. A última confirmação da cidade é de paciente de 55 anos, sem histórico de viagem, que apresentou sintomas clássicos da doença.
Em Araguaína foram diagnosticados dois casos, sendo um feminino, 39 anos, sem histórico de viagem, sem contato com caso confirmado. O outro caso positivo é do sexo masculino, 22 anos, com histórico de viagem para o Estado do Pará, com sintomas de tosse seca.
Todos os pacientes confirmados nesta quinta-feira estão em isolamento domiciliar. Um dos exames realizados pelo Lacen é de paciente de 25 anos, que recebeu atendimento no município de Pedro Afonso, mas é residente em Carlinda (MT). Este não entra na estatística do Tocantins devido local de residência. A SES aguarda notificação do município, para direcionar ao seu estado de origem.
Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 43 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (28), Araguaína (9), Cariri do Tocantins (1), Gurupi (1), Dianópolis (1), Paraíso do Tocantins (1), Sítio Novo (1) e Tocantinópolis (1).
Atualmente, o Tocantins apresenta dois óbitos, 15 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, 24 pacientes ainda em isolamento domiciliar e dois pacientes estão internados (um na rede pública e um rede privada).
O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números de Covid-19 no Tocantins.
(Da Redação)