Connect with us

AGRO

Gerente de Biotecnologia Animal da Seagro tira dúvidas sobre gado de corte

Publicado

on

Como iniciar uma criação de gado de corte? “Mirar além do alvo. Um excelente planejamento, seguido de uma ótima gestão. São dois pilares que darão sustentação a uma exploração desde o início. Mirar além do alvo, significa a princípio sair da mesmice”, explicou o gerente de Biotecnologia Animal da Seagro, Romão Miranda Vidal.

Segundo ele, em sua maioria os que se iniciam nessa arte de criar bovinos de corte, necessitam olhar o que realmente sonham, o que de concreto conseguem realizar e qual o resultado final.

Leia a íntegra a matéria sobre gado de corte concedida pelo gerente de Biotecnologia Animal da Seagro, veterinário Romão Miranda Vidal.

Portal Araguaína Urgente: O que significa gado de corte?
Romão Vidal: Significado um tanto vasto. Mas podemos entender como sendo um conjunto de realizações e ações, que levaram o homem a selecionar o que melhor lhe daria mais ganho, daí a interpretação etimológica do vocábulo, “ganado ou ganhar”, que no seu derivativo, temos o termo gado. De outro lado e, agora falando no real e momentâneo, temos que nos direcionar para a seguinte situação. Gado no entender nacional tem um direcionamento do significado para bovinos destinados ao abate. Mas e os ovinos, caprinos, suínos e aves, que são destinados ao abate, qual seria então a sua classificação? Portanto gado de corte, no entender do vernáculo nacional, vamos entender que são bovinos destinados ao abate.

Portal Araguaína Urgente: Qual a característica do gado de corte?
Romão Vidal: São bovinos cujas raças, se especializaram no decorrer dos tempos e até no momento atual, como animais que respondem muito bem às condições naturais da sua origem, que são resistentes a determinadas doenças endêmicas, que apresentam um ótimo desempenho nutricional em relação às condições eda-foclimáticas e, quando submetidos a um processo de confinamento, apresentam excelente conversão alimentar.

Portal Araguaína Urgente: Como iniciar uma criação de gado de corte?
Romão Vidal: Mirar além do alvo. Um excelente planejamento, seguido de uma ótima gestão. São dois pilares que darão sustentação a uma exploração desde o início. Mirar além do alvo, significa a princípio sair da mesmice. Em sua maioria, dos que se iniciam nessa arte de criar bovinos de corte, necessitam olhar o que realmente sonham, o que de concreto conseguem realizar e qual o resultado final. Nessa caminhada deve-se ter bem definida: qual será a missão? Matrizeiro? Produtor de bezerros desmamados? Produtor de novilhos destinados à terminação? Confinador?

Portal Araguaína Urgente: O que fazer?
Romão Vidal: A cada uma dessas citações exigirá uma especialidade, que envolve mão de obra especializada; espaço físico para produção de alimentos; espaço físico para implantar pastagens; mercado; qual a raça ser explorada; conhecimentos de economia e administração rural; informática; noções de pecuária de precisão e, sobretudo, ver e sentir que ao se propor em iniciar uma criação de gado de corte, exigirá algo tão simples e ao mesmo tempo tão complexo, que se resume no adágio popular: “O boi engorda com os olhos do dono”.

Portal Araguaína Urgente: Então a criação do gado de corte é difícil?
Romão Vidal: Não é uma tarefa fácil, mesmo porque temos que levar em conta que o capital a ser explorado exigirá uma acuidade técnica empresarial que não permitirá desníveis ou desacertos em nenhum dos casos antes citados. Exemplificando: Um matrizeiro que vier ter uma das suas matrizes, uma ocorrência de anestro repetida por mais de uma vez, deverá descartar a tal Unidade Animal. O prejuízo nesse caso já não será tão grande. E, no caso específico de uma matriz vier ter um parto a termo, e a sua cria, vier a óbito por exemplo no sexto (6º) mês após o nascimento, a perda já é considerável. Seguindo o raciocínio, um terneiro desmamado que sofra um acidente que resulte em óbito, o prejuízo será mais consistente.

Portal Araguaína Urgente: O que dizer de um animal em fase final de engorda?
Romão Vidal: São exemplos que deverão ser analisados no item risco. Mas se enveredarmos por esse caminho, ninguém entrará nesse negócio: Dirão os incrédulos ou negativistas. Mas essa é a lei de mercado. Quem não tem competência não se estabelece. Mas existem mecanismos para se adiantar na prevenção de um estado de crise como os antes citados? Sim, existe. Como citamos acima, tudo vai depender em mirar além do alvo. Acredito que o orientador desse norte pecuário, chama-se acreditar no que se propõem a fazer e se conectar diariamente com o que o mercado está exigindo e praticando. Afora, é lógico, ter uma excelente Assistência Técnica Médica Veterinária.

Portal Araguaína Urgente: Quais são as raças de gado de corte?
Romão Vidal: Vamos expor a seguir:

  • Raças britânicas: Hereford. Aberdeen Angus. Red Angus. Devon. Shorthorn.
  • Raças continentais: Charolês; Blonde D´Aquitaine; Limousine; Chianina; Piemontês; Belgian Blue-Blanc; Maine Anjou; Marchigiana; Romagnola; Canchim; Purunã; Senepol; Wagyu.
  • Raças zebuínas: Nelore; Guzerá; Tabapuan; Sindi.
  • Raças Sintéticas: Braford; Canchim; Santa Gertrudes; Brangus.

Portal Araguaína Urgente: Qual a melhor raça de gado de corte?
Romão Vidal: Tudo vai depender da finalidade, do meio ambiente, do manejo, do objetivo, do mercado, do que se quer alcançar além do alvo, da mão de obra e lógico da adaptação da raça ao meio. Raça não admite prevaricações e nem desconhecimento do material genético, com o qual se está manipulando. Seja ele em laboratório ou a campo. Exemplificando: Raça Hereford é a melhor raça em clima frio temperado. Mas se for colocada a campo para um regime de monta natural, no estado do Tocantins, apresentará uma série de incompatibilidade com o meio, e será considerada a pior raça do mundo. E vice-versa. Raça Zebuína, Nelore nos campos de Lages e São Joaquim.

Portal Araguaína Urgente: Qual é a duração da gestação e qual o intervalo médio ideal entre partos em gado de corte?
Romão Vidal: Nove meses ou 282 dias. Uma cria por ano.

Portal Araguaína Urgente: A estrutura corporal dos animais também pode influenciar a engorda?
Romão Vidal: Um animal mal gestado, um animal mal desmamado, um animal sem perfil genético, um novilho mal alimentado e sem os tratos sanitários e um animal mal manejado, por certo apresentará condições impróprias para uma excelente estrutura corporal, que influenciará no desempenho final. Não se recupera um bovino sem essas premissas cumpridas. A estrutura corporal inicia no útero materno bovino, segue na amamentação, continua na desmama, encaminha para terminação e engorda. Portanto, são vários fatores que influenciam nessa arquitetura corpórea. Mesmo sendo um animal originário de I.A.T.F. ou T.E., se as condições ambientais, nutricionais, sanitárias e bem-estar animal, não se fizerem presentes, a origem e o desenvolvimento futuro dessa cria estará comprometido. Uma matriz pode ser inseminada com material genético de excelente linhagem, mas, se não for alimentada corretamente durante o período gestacional, que vai da concepção, à formação esquelética óssea, formação fisiológica, transferência de imunidade via esquema vacinal, não for uma excelente mãe, ou melhor, não ter uma excelente habilidade materna, produzir leite suficiente para a cria. E mais importante ainda, ingestão de colostro suficiente para cria, que somados a sequência exigida para tal, a engorda ou terminação estará comprometida. Em pecuária de corte, o que inicia mal, termina mal. A velocidade dos lucros ou de perdas são mensuráveis diariamente. É um ramo que exige um acompanhamento diário do capital investido.

Portal Araguaína Urgente: Qual a finalidade do confinamento do boi?
Romão Vidal: Acelerar o acabamento final dos animais destinados ao abate. Concentrar um significativo número de animais em determinada área, por um pequeno espaço de tempo, desde que os animais a serem confinados se apresentem dentro dos parâmetros técnicos exigidos para tal.

Portal Araguaína Urgente: Qual o principal fator a ser considerado na escolha do animal para o confinamento?
Romão Vidal: Raça. Precocidade. Sanidade. Separação de animais emasculados dos não emasculados, separar por lotes em termos de peso e tamanho e atender a demanda de mercado.

Portal Araguaína Urgente: Como deve ser feito o manejo no confinamento do gado?
Romão Vidal: Atender em especial o bem-estar animal. Obedecer às exigências nutricionais diárias. Alojar os animais em obediência ao número de metros quadrados por animal confinado. Destinação correta dos Resíduos Sólidos e Líquidos. Posição dos cochos de alimentação e de dessentedação, em relação aos pontos cardeais. Instalação de para-raios. Mão de obra especializada. Maquinário específico para distribuição de alimentos. Maquinário especializado na remoção de Resíduos Sólidos. Drenagem de todo o espaço do confinamento. Aferição do peso para observar o ganho de peso e consumo alimentar, para se obter a conversão alimentar em relação ao custo/benefício.
Ser autossuficiente na produção de alimentos estacionais, como milho para ensilagem, feno de gramíneas, milho ou sorgo e ter várias opções na aquisição de outras proteínas de origem vegetal, que irão participar da dieta, como farelo de soja, farelo de algodão, bandinha de soja ou varredura de soja, capineiras perenes e estacionais, são fatores que influenciam no manejo alimentar do gado confinado.

(Por Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente