Connect with us

AGRO

A brucelose está controlada no TO, mas o produtor deve continuar vacinando os animais, alerta veterinária

Publicado

on

Mesmo a brucelose estando controlada no Estado, o produtor rural deve manter um cuidado contra essa doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e humanos.

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, Márcia Helena da Fonseca, recomendou ao produtor que continue vacinando os bovídeos, comprando animais testados sorologicamente para brucelose, quando for o caso, e seguir as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose determinadas pelo Ministério da Agricultura.

A, também, inspetora agropecuária, lembrou que nos humanos as principais formas de contaminação pode ser ao tomar leite cru e comer seus derivados (como, por exemplo, queijo) com leite de animais infectados que não passaram pelo processo de pasteurização e inspeção sanitária. Através da alimentação, podemos citar também carnes mal cozidas ou mal assadas, contaminadas.

Leia na íntegra a entrevista da, também, veterinária, Márcia Helena da Fonseca, sobre a brucelose.

Portal Araguaína Urgente: Mesmo a brucelose estando controlada no Tocantins, quais os cuidados que o produtor rural do Estado deve ter para que seja mantido esse dado?
Márcia Fonseca: O produtor rural no Tocantins é consciente da importância da erradicação da doença dentro de seus rebanhos e, por isso, o Estado tem alcançado durante as campanhas de vacinação contra a brucelose altos índices de vacinação, contribuindo para a erradicação da doença, não apenas no Tocantins, mas também elevam os índices nacionais o que, consequentemente, aumenta a credibilidade junto aos mercados da carne tanto nacionalmente quanto a nível internacional. De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) sobre índice vacinal contra brucelose, no segundo semestre de 2018 e divulgados, apontam que foram vacinadas no Tocantins, um total de 296.343 bezerras entre três e oito meses de idade neste período, atingindo 95,51% das bovídeas.

Portal Araguaína Urgente: Mesmo com essa afirmativa, o produtor rural deve manter um cuidado contra essa doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e humanos. Qual a bactéria e quais os meios que a doença pode ser transmitida para os animais e para o ser humano?
Márcia Fonseca: De acordo com dados do Ministério da Agricultura, a brucelose ovina e caprina que tem importância epidemiológica é aquela causada por Brucella melitensis, a qual não foi diagnosticada no Brasil até o presente momento. A epididimite ovina, causada por Brucella ovis, não é considerada nas medidas propostas no programa nacional do Mapa, pois trata-se de doença com características próprias. No caso dos suínos brucelose, o seu controle é feito de acordo com as normas de certificação de granjas de reprodutores. A brucelose, causada por Brucella abortus, e está disseminada por todo o território nacional e afeta tanto o gado de corte como o gado de leite. É a Brucella abortus que está definida no programa nacional tendo grande importância à saúde animal, saúde humana e econômica.

Portal Araguaína Urgente: A doença pode ser transmitida por meio dos produtos de origem animal?
Márcia Fonseca: Nos humanos, as principais formas de contaminação podem ser:
1 – Ao tomar leite cru e comer seus derivados (como, por exemplo, queijo) com leite de animais infectados que não passaram pelo processo de pasteurização e inspeção sanitária. Através da alimentação, podemos citar também carnes mal cozidas ou mal assadas, contaminadas.
2 – Contato direto com o feto abortado, placenta e outras secreções eliminadas do útero da fêmea doente, principalmente, durante auxílio ao parto.

Portal Araguaína Urgente: Quais os sintomas mais comuns da brucelose em bovinos e em humanos?
Márcia Fonseca: No homem, a sua manifestação clínica é responsável por incapacidade parcial ou total para o trabalho, podendo ter, de acordo com relatos bibliográficos: febre, respiração acelerada, dores nas juntas, dores de cabeça e inchaço nas articulações, infertilidade, subfertilidade, inflamação nos testículos, fraqueza, cansaço, prisão de ventre, falta de apetite, nervosismo, depressão, impotência sexual, insônia, dores generalizadas, entre outros sintomas.

Portal Araguaína Urgente: Quais os meios de transmissão entre os animais?
Márcia Fonseca: As principais formas de contaminação da brucelose entre os animais é através do contato direto deles que pode ser através das secreções de animais doentes, instalações (cercas, currais, baldes, etc.), pela ingestão de pastagem e água contaminada, uso de sêmen contaminado e/ou material contaminado (inseminação artificial ou cobertura), entre outras.

Portal Araguaína Urgente: O meio mais eficaz de prevenção é a vacinação. Qual o tempo de aplicação entre uma dose e outra?
Márcia Fonseca: A vacinação em bezerras bovinas e bubalinas deve ocorrer entre 3 a 8 meses de idade, as bovídeas dentro dessa faixa etária a vacina recomendada pelo programa nacional é a Cepa B19. A Cepa B19 é uma vacina viva e pode ser transmitida a doença ao homem se o seu manuseio for incorreto, por isso, há uma obrigatoriedade que seja feita por médicos veterinários ou vacinadores sob responsabilidade de um médico veterinário. Além disso, é importante o produtor ter o controle dos animais que entram na propriedade realizando exames de rotina para brucelose, adquirir sempre animais que tenham sido vacinados e com exames negativos para brucelose. Outra opção de vacinação aprovada pelo programa nacional é a vacinação com a RB 51; nesse caso, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para a emissão do receituário de compra da vacina RB 51.

Porta Araguaína Urgente: Como detectar os animais infectados?
Márcia Fonseca: As principais manifestações nos animais são abortos, nascimentos prematuros, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, esterilidade e baixa produção de leite. Inflamações das articulações e inflamações dos testículos nos machos também podem ser um indício da presença da enfermidade.

Portal Araguaína Urgente: Os sintomas mais comuns da brucelose em bovinos?
Márcia Fonseca: Nos bovinos e bubalinos, a brucelose acomete principalmente o trato reprodutivo, gerando perdas diretas devido principalmente a abortos, baixos índices reprodutivos, aumento do intervalo entre partos, diminuição da produção de leite e morte de bezerros.

Portal Araguaína Urgente: Quanto tempo a brucella consegue sobreviver no meio ambiente?
Márcia Fonseca: As bactérias do gênero Brucella, apesar de permanecerem no ambiente, não se multiplicam no mesmo. Elas são medianamente sensíveis aos fatores ambientais, entretanto a resistência diminui quando aumentam a temperatura e a luz solar direta ou diminui a umidade. A pasteurização é um método eficiente de destruição de Brucella sp, assim como as radiações ionizantes.

A resistência de Brucella sp a algumas condições ambientais, condição ambiental tempo de sobrevivência:

Luz solar direta: 4 – 5 horas

Solo
seco: 4 dias
úmido: 66 dias
a baixas temperaturas: 151 – 185 dias
feze: 120 dias

Dejetos
esgoto: 8 – 240 / 700 dias
altas temperaturas: 4 horas – 2 dias

Água
potável: 5 –114 dias
poluída: 30 – 150 dias

feto à sombra: 180 dias
exsudato uterino: 200 dias

Portal Araguaína Urgente: Qual conselho a doutora deixaria para o produtor rural?
Márcia Fonseca: A recomendação é que o produtor continue vacinando os bovídeos, comprando animais testados sorologicamente para brucelose, quando for o caso, e seguir as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose determinadas pelo Ministério da Agricultura, pois as ações dos produtores rurais são voluntárias e seu comprometimento geram a certificação de propriedades livres e de propriedades monitoradas, que nada mais são do que um instrumento que os produtores e o setor agroindustrial utilizarão para agregar valor aos seus produtos.
(Por Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente