AGRO
Agrônoma tira dúvidas de produtores e diz que o mercado para o cultivo da melancia no TO é muito promissor
O Tocantins é considerado o segundo Estado do País na produção de melancia. Sobre qual o procedimento que o produtor rural teve ter para preparação da área para o plantio da melancia, a engenheira agrônoma Ingergleice Machado de Oliveira Abreu disse que ele deve planejar a produção, fazer análise de solo para verificar como encontra a condição nutricional para posteriormente disponibilizar a cultura, pois, para uma boa produção, o produtor deve investir na fonte de produção do fruto.
A, também, inspetora agropecuária da Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec) alertou o produtor rural que tem como atividade o cultivo da fruta. “Ele deve conhecer bem o mercado e seu potencial, está sempre atento ao planejamento e prosseguir a gestão administrativa e financeira de forma pontual, ver possibilidades onde os outros produtores não as veem, sempre se informar sobre como está a qualidade do seu produto no mercado, otimizar o processo produtivo.
Leia a íntegra da entrevista da engenheira agrônoma, professora na Unicatólica e inspetora agropecuária na Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec) Ingergleice Machado de Oliveira Abreu sobre o cultivo da melancia.
Portal Araguaína Urgente: O Tocantins é considerado o segundo Estado do País na produção de melancia, tornando uma atividade econômica em expansão. Contudo, o cultivo da fruta é considerado uma atividade de risco elevado. Por que?
Ingergleice Abreu: Assim como qualquer outra cultura, a cultura da melancia é uma produção de risco, pois vários fatores interferem no sucesso da produção, desde o seu manejo, conhecimento técnico da produção, o mercado consumidor, os fatores climáticos, principalmente no momento da semeadura, desenvolvimento da cultura e no enchimento dos frutos e na colheita, pois o excesso ou a falta de água durante esses período da produção são determinantes na qualidade e na produção dos frutos.
Portal Araguaína Urgente: Qual a região mais produtora de melancia no Estado?
Ingergleice Abreu: O Tocantins é um Estado muito apropriado para produção da cultura da melancia, no entanto alguns municípios despontaram na produção, como Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Rio dos bois e Porto Nacional, isso não quer dizer que apenas esses municípios são produtores de melancia no Estado, pelo contrário ela pode ser cultivada em qualquer outro município, desde que tenha água adequada para seu cultivo e escolha correta do tipo de solo e topografia, para facilitar o manejo de maquinas na produção e auxiliar nos tratos culturais.
Portal Araguaína Urgente: Qual o procedimento que o produtor rural teve ter para preparação da área para o plantio do fruto?
Ingergleice Abreu: Antes de mais nada, o produtor deve planejar a produção, fazer análise de solo para verificar como encontra a condição nutricional para posteriormente disponibilizar a cultura da melancia, pois para uma boa produção o produtor deve investir na fonte de produção do fruto. Para isso, deve procurar um engenheiro agrônomo para interpretar a análise de solo e fazer a recomendação adequada para a cultura da melancia.
Portal Araguaína Urgente: O que mais?
Ingergleice Abreu: Se houver necessidade da realização da calagem, aplicação de calcário para reduzir a acidez do solo, o produtor deve seguir a recomendação do agrônomo e realizar o procedimento da aplicação 90 dias no mínimo de antecedência do plantio, para que o calcário aja e neutralize o solo, esse processo permitirá a planta aproveitar melhor os nutrientes que serão colocados no solo e os que já estão no solo de forma mais eficiente e econômica. Após a calagem realizada, deve ser feito a adubação de plantio e as adubações de cobertura durante o ciclo da cultura conforme a recomendação do agrônomo, é importante lembrar que a cultura necessita dos macros e micros nutrientes na dosagem correta e no momento certo do seu ciclo.
Portal Araguaína Urgente: Como e quando aplicar o adubo correto nessa cultura?
Ingergleice Abreu: A adubação na cultura da melancia deve ser recomendada por o engenheiro agrônomo; para isso, ele deve conhecer o nível tecnológico do produtor e qual a sua expectativa de produção em decorrência do seu nível tecnológico, pois além da adubação, via solo na cova ou no sulco de produção, o produtor pode usar técnicas como a fertirrigação, ou adubação foliar, muito eficientes quando bem realizadas. Após a calagem e a recomendação correta das doses dos adubos, o produtor deve disponibilizar a cultura da melancia os nutrientes de base no plantio como nitrogênio, fósforo e o potássio, além de outros nutrientes, lembrando que cada nutriente tem uma forma de se movimentar na planta e também no solo, por isso é importante um acompanhamento de um agrônomo para otimizar a produção e reduzir custos.
Portal Araguaína Urgente: Qual cuidado o produtor deve ter nessa hora?
Ingergleice Abreu: Alguns nutrientes devem ser aplicados em etapas diferentes para a planta ter um melhor aproveitamento, como o nitrogênio e o potássio, deve ser feito de forma parcelada ao longo do cultivo. Além dos nutrientes de base, tem os micronutrientes que podem ser feitos via foliar ou no solo.
Portal Araguaína Urgente: Qual o melhor mês para o plantio?
Ingergleice Abreu: A melancia pode ser cultivada o ano todo se for produzido, usando sistema de irrigação, ou em sequeiro no período das chuvas, caso o produtor não possa dispor de um sistema de irrigação. No estado do Tocantins, a maior produção de melancia é na condição de várzeas através da subirrigação, e nos demais locais com irrigação via gotejamento, onde o plantio inicia nos meses de junho a setembro.
Portal Araguaína Urgente: Quais as cultivares que mais se destacaram no Tocantins?
Ingergleice Abreu: A escolha da variedade da melancia a ser plantada depende muito do mercado consumidor que será destinada, pois cada mercado exige um tipo de característica como formato, tamanho, cor, além da capacidade de atingir as características desejadas, tem que atender a diferentes condições de produção submetidas, no entanto no Estado do Tocantins a variedade mais produzida é Crimson Sweet, com formato arredondado e cor da casca verde escura estriada, mas existem outras variedades que podem ser cultivadas no estado.
Portal Araguaína Urgente: Como se deve fazer o manejo da água de irrigação da melancia?
Ingergleice Abreu: O produtor deve se atentar primeiramente a necessidade de água da cultura ao longo do seu ciclo e os momentos que mais necessitam do fornecimento de água, que é no plantio, desenvolvimento das plantas e na produção dos frutos. No entanto o excesso de água pode ocasionar problemas de rachamento do fruto, redução no pegamento do fruto e na polinização das flores, por isso a produção com sistema de irrigação é interessante, pois pode ter um certo controle quando comparado com a oferta e a distribuição da água da chuva durante a produção. Outro ponto que deve ser bem acompanhado é disponibilidade de água que o solo vai oferecer, para isso deve-se saber a textura do solo para recomendar a lâmina d’água e o turno de rega, assim como os fatores ambientais do local, isso melhora a eficiência no manejo da irrigação.
Portal Araguaína Urgente: Qual o procedimento para o controle das plantas daninhas?
Ingergleice Abreu: O controle de plantas daninhas são de grande importância para a cultura da melancia, assim como para qualquer outra cultura, principalmente na fase inicial da cultura, onde necessita se desenvolver e a competição com as plantas daninhas reduz a absorção dos nutrientes e absorção de água, além das plantas daninhas serem fontes de inoculo e hospedeiras de algumas pragas, por isso é necessário fazer o controle no momento adequado. Depois, no decorrer do ciclo também é importante realizar o controle das daninhas, pois a cultura da melancia fecha as linhas de plantio e se houver uma grande competição por área, nutriente e água a cultura da melancia não consegue desenvolver adequadamente e produzir bons frutos.
Portal Araguaína Urgente: Quais as principais pragas que o cultivo está suscetível?
Ingergleice Abreu: As principais pragas que acometem a cultura da melancia são mosca branca, broca das cucurbitáceas, pulgão, tripés, vaquinha, ácaros, larva-minadora, dentre outras. A presença delas devem ser identificadas no início do ataque para ter melhor eficiência no seu controle, o produtor pode usar de alguns artifícios para controlar as pragas, além do uso dos defensivos agrícolas, como a rotação de cultura na área, uso de produtos biológicos, ….
Portal Araguaína Urgente: Como fazer o controle dessas pragas?
Ingergleice Abreu: A cultura da melancia, assim como qualquer outra cultura, necessita de cuidados especiais na sua condução, desde a escolha correta da semente, através de sementes certificadas e de qualidade, até o momento antes da colheita. Durante seu ciclo o produtor deve ficar atento na adubação adequada, para evitar falta ou excesso nutricional, pois isso pode deixar a planta mais susceptível ao ataque de pragas e à incidência de doenças. Outro ponto a ser verificado sobre o manejo sanitário é o acompanhamento diário dentro da produção, o olhar do produtor permite acompanhar alguns sinais e sintomas que a planta pode estar sendo comprometida por alguma praga ou doença, ou presença de nematoides e vírus.
Portal Araguaína: Urgente: Como o produtor deve fazer o monitoramento?
Ingergleice Abreu: Para o controle dos insetos, o produtor pode fazer o monitoramento de pragas e adotar o sistema de produção integrada, que engloba vários fatores, mas que tem um resultado muito positivo e mais econômico, pois só entra-se com os defensivos agrícolas no momento que realmente necessita. O produtor também deve ter controle quanto à qualidade da irrigação, pois o excesso ou a falta de água pode deixar a planta mais propicia ao aparecimento de doenças e pragas. Quando o produtor optar pelo controle químico com os defensivos agrícolas, deve usar os produtos recomendados para a cultura, na dose correta, conforme a recomendação do engenheiro agrônomo, além de seguir corretamente os cuidados no momento da aplicação e usar sempre o equipamento de proteção individual, e calibrar e regular os equipamentos de aplicação e principalmente seguir o período de carência do produto.
Portal Araguaína Urgente: Como está o mercado para a fruta no Estado?
Ingergleice Abreu: O mercado para a produção de frutas no Tocantins é muito promissor, pois tem tudo a favor para a produção, disponibilidade de água, luminosidade, solo, topografia, clima e principalmente a localização para facilitar o escoamento da produção. A cultura da melancia vem ganhando um certo destaque dentre as frutas produzidas no estado.
Portal Araguaína Urgente: Que conselho a senhora deixa para o produtor rural que tem como atividade o cultivo da fruta?
Ingergleice Abreu: Primeiramente, conhecer bem o mercado e seu potencial, estar sempre atento ao planejamento e prosseguir a gestão administrativa e financeira de forma pontual, ver possibilidades onde os outros produtores não as veem, sempre se informar sobre como está a qualidade do seu produto no mercado, otimizar o processo produtivo. É importante o produtor ter sempre um acompanhamento de um técnico para auxiliar nas orientações e nas decisões. Lembrar que na produção de frutas a escolha correta e de qualidade da semente ou da muda é sempre um investimento na produção. Planejar com antecedência a produção e fazer o custo de produção bem alinhado para minimizar os riscos.
(Por Raimunda Costa)