AGRO
Arroz é uma cultura de grande importância social e econômica, diz pesquisador da Embrapa
O Tocantins é considerado o terceiro Estado na produção de arroz no Brasil. Em entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente, o pesquisador da Embrapa Daniel de Brito Fragoso explicou o que levou essa conquista no ranking do agronegócio.
“Tradicionalmente o Tocantins planta arroz desde quando era norte de Goiás. Plantava-se arroz de terras altas ou de sequeiro em abertura de áreas para formação de pastagens e alimentação da sua população. Na maioria dos municípios existia uma máquina de beneficiamento de arroz. Posteriormente, no início década de 80, com a implantação do Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia, Tocantins e expansão de novas áreas em outros municípios da região sudoeste, o Estado do Tocantins ganhou destaque no cenário nacional na produção de arroz irrigado. Atualmente é o terceiro Estado maior produtor de arroz do Brasil”, disse.
O pesquisador foi questionado se o clima do Tocantins é favorável para o cultivo do arroz. “Sim. Embora as condições de clima tropical favoreça também a ocorrência de pragas e doenças, a região sudoeste do Tocantins apresenta condições de clima e solo apropriado para o cultivo de arroz. Os 139 municípios também apresentam condições de clima favorável à produção de arroz no sistema de terras altas”, ressaltou.
Quanto ao método para o cultivo do arroz, Fragoso disse que o convencional é realizado com o uso de grades aradoras e nivedoras, porém, atualmente, já é possível fazer plantio direto do arroz dispensando estas operações.
Em relação ao tempo indicado para preparar o solo e qual o objetivo da ação, o pesquisador disse: “Depende do tipo de máquina usado. Assim, uma área de 1 hectare pode ser preparado em poucas horas. Já o objetivo é para ter um bom plantio e germinação das sementes”.
Fragoso também falou como anda o projeto Rio Formoso em relação à produção de arroz no Estado. “O Projeto Rio Formoso é considerado como um dos maiores projetos irrigados em área irrigada do mundo, em atividade há mais de 40 anos, continua sendo utilizado para o cultivo de arroz na safra e outras culturas como soja sementes na entressafra”, contou o pesquisador.
Ele citou os municípios do Estado onde o plantio é desenvolvidos e quais as variedades de arroz plantadas no Estado. “Os municípios onde essa cultura é desenvolvida são: Formoso do Araguaia, Dueré, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Pium. Em relação às variedades desse grão são: arroz irrigado: BRS Pampeira e BRS Catiana; e arroz terras altas: Cambará, Primavera e Esmeralda”, enumerou.
Por fim, ele deixou um conselho ao produtor de arroz. “Arroz é uma cultura de grande importância social e econômica. Faz parte da dieta dos tocantinenses e deve ser reconhecida e valorizada pelo produtor de arroz, assim como dos demais atores desta importante cadeia produtiva. Meu conselho é que ele seja resiliente e utilize todas as tecnologias disponíveis e voltadas para práticas sustentáveis”, enfatizou.
(Por Raimunda Costa)