Connect with us

CAPA

Com diagnóstico de hérnia e câncer no fígado, “Fumaça” pede ajuda de R$ 30 mil para fazer cirurgia

Publicado

on

Com o corpo coberto de tinta prata, arrancava sorriso por onde passava. Com um talento artístico invejável, provocou medo em jurados ao engolir vidros ou ao colocar faca no nariz, ao participar do quadro “Qual o Seu Talento”, exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e no programa de Silvio Santos.

Esbanjando alegria, o também garoto propaganda e prestador de serviço, por fazer comerciais nas ruas de Araguaína, participou do quadro “Visita Premiada”, exibido na TV Amazônia de Araguaína, filiada a Bandeirantes.

Na época, o quadro tinha a participação dos repórteres Rodrigo Magalhães e Daniel Evangelista, mas se completava com a contagiante presença de um humilde, mas um valente morador de Araguaína. Quem é ele? Fedelberto do Espirito Santo, 50 anos, mais conhecido como “Fumaça”. O quadro era exibido durante o programa de Flávio Leal, que hoje apresenta o Band Cidade.

Hoje, o “Fumaça” está quase irreconhecível. A alegria deu lugar à tristeza e a energia foi trocada pela dor. Visivelmente emocionado e com a voz embargada, ele conversou com a equipe de reportagem do Portal Araguaína Urgente e contou a saga que enfrenta desde que descobriu uma hérnia e um câncer.

“Eu estava trabalhando quando senti uma dor muito forte na barriga, mas eu esperei um pouco. No outro dia, o mal-estar persistiu, então procurei a UPA. Lá, eu fiquei internado por cinco dias e fui diagnosticado com uma hérnia que estourou”, contou.

Inchado e marcas roxas pelo corpo, foi encaminhado para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde ficou por 25 dias internado e, para agravar ainda mais seu quadro clínico, foi diagnosticado também com um câncer entre o fígado e o pâncreas.

“A médica que estava me acompanhando disse que eu precisava fazer uma cirurgia muita séria, mas em uma unidade de saúde particular e fora de Araguaína, pois, em razão da gravidade do quadro, eles não poderiam mais fazer nada. No regional eu não resistiria”, contou.

Ele lembrou que, enquanto esteve no HRA, se submeteu a duas drenagens para retirar líquido para aliviar a dor. “Pelas dores que sinto há mais de 20 dias não consigo dormir”, disse.

Fumaça contou que, entre a cirurgia, medicação e estadia, a previsão de gasto é de cerca de R$ 30 mil e que o procedimento deve ser realizado em um hospital particular de Palmas ou Teresina. “A médica só está esperando o resultado de um laudo para definir onde a cirurgia será feita”, disse.

Coquetel de medicação
Atualmente o artista está em casa fazendo uso de um coquetel de medicação direcionando para cada sintoma até que ele se submeta ao procedimento cirúrgico.

Doações
Sem poder arregaçar as mangas e ir à luta, o garoto propaganda depende de doações de familiares e amigos para poder sobreviver. “Não temos condições de arcar com as despesas na compra de remédios, mantimentos da casa e sequer os custos da cirurgia. Hoje, dependo de amigos”, revelou.

Ele fez um apelo. “Peço às pessoas de qualquer ponto da cidade, aos pequenos e grandes empresários que vejam a situação que estou hoje. Todos sabem quem sou eu. Vou precisar passar uns três meses sem trabalhar. A sua ajuda o quanto antes é melhor para que eu possa fazer essa cirurgia que é muito complicada”, ressaltou.

Quem se sentir tocado com a situação de “Fumaça” pode fazer doações financeira na conta:

Banco do Brasil
Agência:4364-8
Conta: 18.529-9
Deusamar E.S. Lima

A solidariedade pode ainda ser estendida com cestas básicas. Ele reside na Rua do Bacuri, Setor Araguaína Sul, ao lado da UPA.

(Por: Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente