AGRO
Cultivo da mandioca é a cultura com menor riscos para os agricultores, diz agrônomo
O cultivo da mandioca é uma atividade tradicional da agricultura familiar nos 139 municípios no Estado. A afirmativa é do engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Edmilson Rodrigues de Sousa.
Segundo ele, o ciclo da cultura da mandioca, período que vai do plantio à colheita, divide em tardias (ciclo maior que 18 meses); precoces (ciclo de 10 a 14 meses). O ciclo tardia é utilizado para produção de farinha ou fécula, ciclo precoce “in natura” mesa.
Em outro trecho da entrevista, o engenheiro ressalta que o cultivo da mandioca é, sem dúvida, a cultura com menor riscos para os agricultores. É a cultura que mais traz benefícios e renda para os pequenos produtores, 87% é produzida por agricultores familiares.
Leia a íntegra da entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente pelo engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Edmilson Rodrigues de Sousa, sobre o cultivo da mandioca no Tocantins.
Portal Araguaína Urgente: O Tocantins tem potencial para a plantação da mandioca e por quê?
Edmilson de Sousa: Sim, é cultivada nos 139 municípios do Estado. A mandioca é uma planta de origem sul-americana e, no Brasil, é cultivada desde a antiguidade pelos nativos. Aqui, no Estado, é encontrada todas as condições favoráveis, para o seu cultivo como: altitude, clima, temperatura e água.
Portal Araguaína Urgente: Quais são as boas práticas para o cultivo da raiz?
Edmilson de Sousa: Preparo do solo, correção, seleção de variedades, seleção de manivas, adubação, espaçamento, controle do mato, de pragas e doenças.
Portal Araguaína Urgente: Qual a forma correta para o preparo do solo?
Edmilson de Sousa: A mandioca não suporta solos encharcados; solos com até 10% de declividade é o ideal e possuem as vantagens de reduzir os custos de produção pelo menor número de práticas conservacionistas (construção de terraços, plantio em nível). Acima de 15% de declividade evitar o plantio.
Portal Araguaína Urgente: Como a plantação da mandioca deve ser feita?
Edmilson de Sousa: O plantio da cultura da mandioca deve seguir todas as regras como zoneamento agrícola, análise de solo, preparo do solo, correção e adubação de plantio e cobertura, mercado (farinha ou mesa). Pode ser plantada em consórcio com feijão, milho, arroz, etc., ou solteira; vai depender do planejamento do produtor.
Portal Araguaína Urgente: Quais as variedades da mandioca?
Edmilson de Sousa: Existe catalogadas, no Brasil, mais de 4 mil variedades de mandioca; como ela apresenta alta interação do genótipo com o ambiente, o produtor é muito importante na escolha das variedades mais produtivas. Podem ser divididas em mandioca para indústria e mandioca para mesa. Indústria, ex: IAC-12 , Najá, Amansa burro, Jaibara, mucuruna, etc. Mesa cacau, cacau manteiga, pão etc.
Portal Araguaína Urgente: Qual a melhor data para o plantio da mandioca?
Edmilson de Sousa: Plantio com base no zoneamento, solo; a época mais adequada quando o solo apresentar umidade necessária para a brotacão das manivas e enraizamento, normalmente novembro e dezembro.
Portal Araguaína Urgente: Qual o tempo que a mandioca demora para produzir?
Edmilson de Sousa: O ciclo da cultura da mandioca, período que vai do plantio à colheita, divide em tardias (ciclo maior que 18 meses); precoces (ciclo de 10 a 14 meses). O ciclo tardia é utilizado para produção de farinha ou fécula; ciclo precoce “in natura” mesa.
Portal Araguaína Urgente: Qual o espaçamento recomendado para plantio?
Edmilson de Sousa: O espaçamento vai depender da fertilidade do solo, do porte da variedade (hábito de crescimento e do objetivo da exploração manual/ mecanizado, ex: 1m x 50cm ou 1m x 60cm ou 2.00m x 60cm x 60cm.
Portal Araguaína Urgente: Quantos pés de mandioca devem ser plantados por hectare?
Edmilson de Sousa: Vai depender do espaçamento; normalmente utiliza 1,0 m x 60 cm em torno de 16 mil plantas/hectares.
Portal Araguaína Urgente: Quais as pragas e doenças que a mandioca estar suscetível?
Edmilson de Sousa: Principais pragas: lagartas; ácaros; cupins; percevejo de renda; mosca branca; mosca-do- broto. Doenças: podridão radicular; bacteriose; superalongamento.
Portal Araguaína Urgente: Qual a tecnologia recomenda para o cultivo da mandioca?
Edmilson de Sousa: escolha solos textura média; analise de solo; correção do solo; seleção maniva; adubação de plantio; adubação de cobertura; e a cultura no limpo por 120 dias.
Portal Araguaína Urgente: Quais são as boas práticas para o cultivo da raiz?
Edmilson de Sousa: seleção de variedades isenta de pragas e doenças, correção do solo; plantio com base no zoneamento.
Portal Araguaína Urgente: Existe mercado no Tocantins para que o produto seja comercializado?
Edmilson de Sousa: Sim, temos mercado. Somos grandes consumidores de farinhas, fécula, polvilho doce, polvilho azedo e mandioca de mesa.
Portal Araguaína Urgente: O que significa trio da produtividade no cultivo da mandioca?
Edmilson de Sousa: São técnicas simples que o produtor pode dobrar a sua produção realizando as três práticas: seleção de manivas (primeiro componente do trio da produtividade); Espaçamento (segundo componente do trio da produtividade) e capina (terceiro componente do trio da produtividade); com essas 3 ações o produtor pode até triplicar a sua produção. A falta do controle do mato resulta em perdas na colheita das raízes em até 90% e representa 35% do custo de produção. O trio da produtividade é a combinação dos três componentes do sistema de produção da cultura da mandioca.
Portal Araguaína Urgente: Quais as tecnologias empregadas pelo produtor para esse cultivo?
Edmilson de Sousa: Os produtores não utilizam as tecnologias como deveriam usar; não fazem uma boa seleção de manivas sementes, nas melhores áreas plantam outras culturas e nas piores a mandioca, não fazem pouco correção do solo e as capinas insuficientes.
Portal Araguaína Urgente: Qual conselho o senhor deixaria para o homem do campo que desenvolve essa atividade?
Edmilson de Sousa: A cultura da mandioca é sem dúvida a cultura com menor risco para os agricultores, dela aproveitamos tudo. Da raiz é feito a farinha, fécula, alimentação humana e animal. As folhas são ricas em fibras e proteínas; processamento de rações para aves e gado de leite. É a cultura que mais traz benefícios e renda para os pequenos produtores, 87% é produzida por agricultores familiares. O que falta é a organização da cadeia e dos produtores.
(Por Raimunda Costa)