Connect with us

AGRO

Engenheira agrônoma tira dúvidas de produtores rurais sobre tratamento de sementes

Publicado

on

O tratamento de sementes é um dos métodos preventivos mais eficientes no controle de pragas e doenças de plantas. A afirmativa é da engenheira agrônoma Caroline Geraldi Pierozzi.

A, também, doutora em Agronomia com área de concentração em Proteção de Plantas ressaltou que o procedimento consiste na aplicação de processos e/ou substâncias com o objetivo de controlar pragas e doenças, reduzindo o volume de produto utilizado nas lavouras e consequentemente menos poluente ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Sanveg Pesquisa e Sanidade Vegetal, o produtor pode se prevenir do ataque de pragas e patógenos fazendo uso de sementes certificadas, realizando a análise de sanidade das suas sementes previamente a semeadura, tratando de forma correta suas sementes ou adquirindo sementes já tratadas industrialmente.

Confira a íntegra da matéria sobre o tratamento de sementes concedida ao Portal Araguaína Urgente pela engenheira agrônoma, mestre em Ciência Florestal, doutora em Agronomia com área de concentração em Proteção de Plantas e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na Sanveg, Caroline Geraldi Pierozzi.

Portal Araguaína Urgente: As sementes são a base fundamental para o sucesso das lavouras e isso requer um tratamento para assegurar a qualidade sanitária. Essa ação preventiva garante então o sucesso do planto?
Caroline Pierozzi: O tratamento de sementes é um dos métodos preventivos mais eficientes no controle de pragas e doenças de plantas. Consiste na aplicação de processos e/ou substâncias com o objetivo de controlar pragas e doenças, reduzindo o volume de produto utilizado nas lavouras e consequentemente menos poluente ao meio ambiente.

Portal Araguaína Urgente: Como é feito o tratamento de sementes?
Caroline Pierozzi: Existem três métodos básicos de se tratar sementes: físico, biológico e químico. O tratamento físico consiste na exposição das sementes ao calor (temperatura/tempo) sem que altere as características fisiológicas das sementes. O tratamento biológico nada mais é que a incorporação de agentes biológicos às sementes, visando controlar a ação de patógenos. E o mais utilizado é o tratamento químico que consiste na aplicação basicamente de fungicidas e inseticidas nas sementes.

Portal Araguaína Urgente: Quais doenças que a semente pode contrair?
Caroline Pierozzi: Existem diversos microrganismos que podem ser transportados e transmitidos pelas sementes, podendo ser bactérias, vírus, nematoides e, principalmente, fungos. Esses microrganismos podem ser patogênicos, ou seja, que causam danos ou saprófitas, que não causam danos. É importante estarmos atentos principalmente aos patogênicos, pois, se não controlados, podem causar perdas significativas.

Portal Araguaína Urgente: Quais as principais pragas e patógenos que são controladas com o tratamento de sementes?
Caroline Pierozzi: As pragas podem ser controladas através do tratamento de sementes com inseticidas, enquanto que os fungos e bactérias podem ser evitados com o tratamento de sementes à base de fungicidas e bactericidas. Em relação aos nematoides, existem alguns tratamentos preventivos que visam evitar o ataque desse microrganismo. Quando se trata de vírus, não existe no mercado um produto que controle ou previna eficazmente o ataque de vírus.

Portal Araguaína Urgente: Quando as sementes são atacadas pelas pragas, o que o produtor deve fazer?
Caroline Pierozzi: O produtor pode se prevenir do ataque de pragas e patógenos fazendo uso de sementes certificadas, realizando a análise de sanidade das suas sementes previamente a semeadura, tratando de forma correta suas sementes ou adquirindo sementes já tratadas industrialmente. Outra estratégia preventiva que deve ser realizada pelos produtores é a análise de microrganismos do solo, pois existem patógenos que sobrevivem durante longos períodos no solo, como diversas espécies de Fusarium, Rhizoctonia, Sclerotium, entre outros habitantes do solo que são importantes causadores de doenças em plantas.

Portal Araguaína Urgente: Com tratamento, a semente promove maior rentabilidade à lavoura?
Caroline Pierozzi: Não. Esse tipo de tratamento tem a finalidade de proteger as sementes do ataque de pragas e patógenos e não de aumentar a produtividade ou promover maior rentabilidade da lavoura. É evidente que uma semente tratada irá originar uma planta sadia que poderá expressar todo o seu potencial produtivo.

Portal Araguaína Urgente: No Tocantins há cultivo da soja, do arroz, milho. Para esses três exemplos, quais doenças essas sementes estão suscetíveis?
Caroline Pierozzi: São diversos os patógenos que estão associados às sementes de soja, arroz e milho. É possível destacar que uma das principais doenças da soja, a antracnose, tem seu agente causal, o fungo Colletotrichum truncatum, veiculado e transmitidos pelas sementes. No caso do milho, existem alguns fungos do gênero Aspergillus, comumente associados as sementes e principalmente aos grãos de milho, que produzem aflotoxinas, que são micotoxinas carcinogênicas ao homem e aos animais. Em relação às sementes de arroz, sabe-se que a doença mais importante da cultura, Brusone, tem seu agente causal (Magnaporthe grisea – anamorfo Pyricularia grisea) também veiculado pelas sementes.

Portal Araguaína Urgente: As doenças podem ter relação com as sementes “piratas” ou com o solo?
Caroline Pierozzi: As doenças podem ter relação tanto com as sementes piratas quanto com o solo. As sementes piratas não são certificadas e não passam por todas as análises fisiológicas e de sanidade necessárias para garantir ao produtor sementes de qualidade e sadias. O solo é habitado por inúmeros microrganismos que podem ser patogênicos às plantas. Portanto, o uso de sementes certificadas e a análise de microrganismos do solo são essenciais para se obter uma lavoura sadia e produtiva.

Portal Araguaína Urgente: O tratamento das sementes é de baixo custo ou não?
Caroline Pierozzi: Sim, o tratamento de sementes é de baixo custo quando comparado ao tratamento de área total. Em virtude da área de superfície de uma semente ser pequena, o tratamento de sementes torna-se de baixo custo quando comparada a uma pulverização de área total. O volume de produto utilizado no tratamento de sementes é menor que aquele utilizado em pulverizações.

(Por Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2024 - Araguaína Urgente