AGRO
Melhor época para plantar milho depende do zoneamento agrícola, diz agrônomo
Em entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente, o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Edmilson Rodrigues de Sousa, disse que, para que a plantação do milho seja eficiente, é necessário a correção do solo, época certa de plantio, espaçamento adequado e semente certificada.
Segundo ele, o mais importante é saber qual o nível tecnológico do produtor, ou seja, o produtor mais tecnificado pode usar híbridos mais produtivos, porém mais exigente em fertilidade, exemplo: os transgênicos. Já no caso do agricultor familiar, podem utilizar variedades, semente com custos menores e que podem ser reaproveitados.
Sousa ressaltou ainda que a melhor época para plantar milho vai depender do zoneamento agrícola, ou seja, dos riscos climáticos que levam em conta os fatores climáticos, precipitações (intensidade e distribuição) da temperatura, do vento, da umidade relativa e radiação na estimativa da demanda de água pela planta.
Confira a íntegra da entrevista feita com o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Edmilson Rodrigues de Sousa.
Araguaína Urgente: O Tocantins é um Estado propício para a cultura do milho?
Edmilson de Sousa: sim, temos solos planos, luminosidade, temperaturas e precipitações adequadas para o cultivo da cultura.
Araguaína Urgente: Como o clima influencia a cultura do milho?
Edmilson de Sousa: O milho responde muito bem aos fatores climáticos podendo obter produtividades variando de 3,5 ton/ha a mais de 9,0 ton/ha que depende da tecnologia usada. No período de crescimento e desenvolvimento a disponibilidade de água, temperatura e radiação solar ou luminosidade são fundamentais para atingirmos o sucesso. Exemplo: A temperatura possui uma relação complexa com o desenvolvimento da cultura, a temperatura ideal emergência à floração é de 24 a 30 graus. Umidade do solo como é uma cultura muito exigente em água pode ser cultivado em regiões onde as precipitações vão desde 1.500 mm até 2.100 mm anuais, sendo que o consumo de água pela planta, durante o seu ciclo, gira em torno de 600 mm. Aqui no Tocantins temos boas precipitações. A radiação solar é muito importante para a cultura sem a qual o processo fotossintético é inibido; temos luz à vontade.
Araguaína Urgente: Como fazer o plantio do milho?
Edmilson de Sousa: O plantio do milho pode ser feito utilizando plantadeiras a vácuo com alta precisão ou até mesmo manual utilizando matraca ou tração animal, distribuição das sementes em covas ou linhas.
Araguaína Urgente: Quantos grãos de milho o produtor pode colocar por cova?
Edmilson de Sousa: A densidade de plantio vai depender da tecnologia utilizada, do nível de fertilidade do solo, do nível de umidade e do cultivar. No caso de cultivares de ciclo mais curtos, exigem maior densidade de plantio, em relação a cultivares tardias que pode variar de 40 a 55 mil plantas por hectare. No plantio por cova, que é mais utilizado por agricultores familiares, o espaçamento é de 30 cm entre covas utilizando três sementes por cova.
Araguaína Urgente: Qual a melhor época para plantar milho?
Edmilson de Sousa: A melhor época vai depender do zoneamento agrícola ou seja dos riscos climáticos que levam em conta os fatores climáticos, precipitações (intensidade e distribuição), temperatura, vento, umidade relativa e radiação na estimativa da demanda de água pela planta. Aqui no Estado podemos falar da safra de verão semeado nos meses de outubro/dezembro e o milho safrinha depois da colheita da soja precoce, nos meses de fevereiro/março.
Araguaína Urgente: O plantio do milho requer algum cuidado especifico?
Edmilson de Sousa: Sim, vai desde a escolha da área, análise do solo, correção (calagem, fosfatagem), bom preparo do solo, escolha do híbrido ou variedade, época de plantio observando o zoneamento agrícola e os tratos culturais.
Araguaína Urgente: Quanto tempo leva do plantio à colheita do milho?
Edmilson de Sousa: A cultura do milho, do plantio à colheita, depende do grupo escolhido que pode levar em torno de 110 a mais de 150 dias.
Araguaína Urgente: Quais dicas o senhor daria para que a plantação do milho seja eficiente?
Edmilson de Sousa: Escolha da área, correção do solo, época de plantio, espaçamento adequado, semente certificada, e o mais importante, qual o nível tecnológico do produtor. Produtor mais tecnificado pode usar híbridos mais exigentes em fertilidade. Já, no caso do agricultor familiar, podem utilizar variedades, sementes de custos menores e que podem ser reaproveitados.
Araguaína Urgente: Quais são as principais doenças do milho e como combater?
Edmilson de Sousa: As principais doenças do milho são as doenças colmo e foliares, mas as doenças foliares são mais frequentes: ferrugens, mancha branca, cercosporiose e mancha de Bipolaris; para o controle, o ideal é procurar um engenheiro agrônomo que irá identificar, emitir o diagnóstico do controle da doenças.
Araguaína Urgente: A primeira safra normalmente é quando ocorre maior investimento financeiro pelos produtores. Qual a época então do plantio de milho na safrinha?
Edmilson de Sousa: Houve no Estado uma grande redução da área de milho na primeira safra, devido ao alto custo de produção, os baixos preços praticados atualmente no mercado, os elevados estoques do grão e por outro lado as boas expectativas no mercado da soja. Com isso houve considerável aumento da área com o cultivo do milho safrinha de 157,96 (mil/ha), safra 2017/18 para 208,92 (mil/ha), safra 2018/19 no Estado, plantio depois da colheita da soja nos meses de fevereiro. (Fonte Conab)
(Por: Raimunda Costa)