Connect with us

AGRO

Uso errado de agrotóxicos pode contaminar mananciais e comprometer a fauna, diz inspetor da Adapec

Publicado

on

Em entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente, o engenheiro agrônomo e mestre em Proteção de Plantas Juliano Milhomem Ribeiro explicou a razão pela qual, em 2018, o Brasil ter se tornado o maior consumidor de agrotóxico do mundo.

“Isso se deve a diversos fatores, dentre eles uma área agricultável maior do que a de diversos países. No entanto, é preciso levar em consideração que o Brasil está situado em uma região de clima predominantemente tropical. As pragas, com ocorrência nessas condições, possuem seu metabolismo acelerado em relação às regiões com clima temperado, ou seja, uma mesma praga demora mais para completar seu ciclo em países com inverno rigoroso, enquanto que no Brasil, ela já estaria na sua segunda geração”, justificou.

Segundo o também inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, se for utilizado de maneira incorreta, os agrotóxicos podem contaminar os mananciais, comprometer a fauna, acabar com os inimigos naturais (insetos benéficos), contaminar o próprio agricultor pela falta de equipamentos apropriados (EPI) e os alimentos poderão conter resíduos acima do permitido, colocando em risco a saúde das pessoas.

Confira a íntegra da entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente, do engenheiro agrônomo, mestre em Proteção de Plantas e inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec Juliano Milhomem Ribeiro, sobre agrotóxico.

Portal Araguaína Urgente: O que são agrotóxicos e para que são utilizados?
Juliano Milhomem: Os agrotóxicos são, conforme define o decreto federal 4.074/02, produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Deste modo, sua utilização restringe-se tão somente ao controle das pragas que possam comprometer a agricultura e consequentemente a economia. Segundo a FAO, o termo “praga” é definido como qualquer espécie, raça ou biótipo de planta, animal ou agente patogênico, nocivos a plantas ou produtos vegetais.

Portal Araguaína Urgente: Em 2018, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxico do mundo. Qual a razão?
Juliano Milhomem: O Brasil possui o status de maior mercado consumidor de agrotóxicos. Isso se deve a diversos fatores, dentre eles uma área agricultável maior do que a de diversos países. No entanto, é preciso levar em consideração que o Brasil está situado em uma região de clima predominantemente tropical. As pragas com ocorrência nessas condições possuem seu metabolismo acelerado em relação às regiões com clima temperado, ou seja, uma mesma praga demora mais para completar seu ciclo em países com inverno rigoroso, enquanto que no Brasil, ela já estaria na sua segunda geração. Então, concluímos que o fator climático interfere no metabolismo das pragas. Os países com clima temperado possuem, por si só, um método de controle natural, ou seja, períodos longos com a neve cobrindo o solo controlam diversas pragas que se utilizam do solo para completar seu ciclo ou desenvolvem-se completamente nele.

Portal Araguaína Urgente: No ranking mundial, o Brasil fica atrás de quem no uso do agrotóxico?
Juliano Milhomem: Embora o Brasil seja o maior comprador de agrotóxicos, quando dividimos com o que é gasto por hectare, o país assume a sétima posição no ranking mundial, ficando atrás do Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Coréia e do líder Japão, ou seja, o Brasil emprega menos agrotóxicos por área plantada. Quando a conta leva em consideração quanto se gasta de agrotóxicos para produzir uma tonelada de alimento, o Brasil cai para décima terceira colocação no ranking mundial, onde mais uma vez o Japão lidera.

Portal Araguaína Urgente: Quais os impactos do agrotóxico para o meio ambiente?
Juliano Milhomen: Se utilizados de maneira incorreta, os agrotóxicos podem contaminar nossos mananciais, comprometer a fauna, acabar com os inimigos naturais (insetos benéficos), contaminar o próprio agricultor pela falta de equipamentos apropriados (EPI) e os alimentos poderão conter resíduos acima do permitido, colocando em risco a saúde das pessoas.

Portal Araguaína Urgente: Quais são os agrotóxicos mais perigosos?
Juliano Milhomem: Os agrotóxicos são classificados quanto a sua toxicologia em relação aos seres humanos pela sua dose letal, conhecida como DL 50. O número e a cor do rótulo indicam o grau toxicológico do produto, sendo que:
I – Extremamente tóxico (rótulo com faixa na cor vermelha);
II – Altamente tóxico (rótulo com faixa na cor amarela);
III – Medianamente tóxico (rótulo com faixa na cor azul); e
IV – Pouco tóxico (rótulo com faixa na cor verde).

Portanto, é necessário uma quantidade menor de produtos classe I – Extremamente tóxico, para causar algum dano em seres humanos do que os de classe IV – Pouco tóxicos. É importante salientar que o risco de contaminação está inteiramente relacionado com os fatores de exposição, sendo que um produto extremamente tóxico, se manipulado da forma correta e não houver exposição ao produto pelo uso correto dos EPI’s, o risco de contaminação será baixo. Por outro lado, caso um produto pouco tóxico seja manipulado de maneira incorreta, o risco de contaminação é alto. Então, a maneira com que se utiliza o produto definirá as consequências do mesmo.

Portal Araguaína Urgente: Se o uso não é aconselhável, porque o agricultor insiste em usar o agrotóxico?
Juliano Milhomem: Assim como o médico possui uma gama de medicamentos químicos para que possa indicá-los ao uso em seus pacientes, o engenheiro agrônomo possui os agrotóxicos como uma ferramenta disponível para a sua indicação em casos de necessidade. Quando uma pessoa adquire uma sequela pela má administração de um medicamento, não podemos culpar o remédio que causou o dano e nem o médico que prescreveu da maneira correta, mas a pessoa que não observou corretamente a receita. Assim ocorre com os agrotóxicos, o engenheiro agrônomo orienta a maneira correta de se empregar o produto na lavoura, no entanto, os danos ocorrem quando o agricultor não segue as orientações e trabalha com superdosagens ou subdosagens.

Portal Araguaína Urgente: Por exemplo, qual país leva a sério a política dos agrotóxicos?
Juliano Milhomem: O Japão, por exemplo, é o país que mais utiliza agrotóxico em suas plantações. No entanto, é o país com maior expectativa de vida e longevidade, ou seja, as pessoas vivem muito mais tempo lá do que aqui. Isso ocorre porque o Japão é um país que se destaca no cumprimento das normas e leva a sério a política dos agrotóxicos em seu país. O uso dos agrotóxicos é regulamentado por Leis e Decretos federais e estaduais, portanto, seu uso é aconselhável, desde que sejam cumpridos os requisitos contidos na legislação.

Portal Araguaína Urgente: Há alguma multa para quem faz uso do agrotóxico e qual o valor?
Juliano Milhomem: Como já foi dito, o uso dos agrotóxicos no Brasil é permitido. No entanto, quando estes são empregados da maneira incorreta e não são seguidas as orientações contidas no receituário agronômico, o agricultor pode ser autuado com multas que podem variar de R$ 106,41 a R$ 2.128,20, sendo cobrado o dobro da multa em casos de reincidência. O produtor pode ainda responder criminalmente perante a justiça e ter sua lavoura destruída. A lei ainda orienta que o caso seja noticiado em veículos de comunicação.

Portal Araguaína Urgente: Como ocorrem as intoxicações por agrotóxicos?
Juliano Milhomem: Existem quatro vias de contaminação por agrotóxicos, são elas: oral (boca); dérmica (pele); inalatória (nariz); e ocular (olhos). Conhecendo as vias de contaminação, é possível definir que parte das contaminações se dá pela não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Esta atitude do agricultor em não utilizar os EPI’s ocorre com bastante frequência. Quando se trata de pulverização aérea e o agricultor não observa as distâncias mínimas de mananciais, residências, unidades de preservação, também é possível gerar danos à saúde. Resíduos acima do limite permitido em alimentos, com o tempo, podem causas sérias doenças.

Portal Araguaína Urgente: O que fazer em caso de intoxicação?
Juliano Milhomem: Em casos de intoxicação com agrotóxicos, deve-se procurar imediatamente um posto de saúde e ajuda médica.

Portal Araguaína Urgente: Qual o efeito para a saúde?
Juliano Milhomem: Os agrotóxicos podem apresentar formas variadas de comportamento quando entram em contato direto com o indivíduo. O comportamento no organismo vai depender do mecanismo de ação da molécula e dos componentes contidos na sua formulação. Os produtos do grupo dos Carbamatos e dos Organofosforados atuam diretamente no sistema nervoso e musculatura, portanto, são conhecidos como neurotóxicos e inibidores da acetilcolinesterase. Os efeitos diretos nos indivíduos podem ser convulsões, cefaleia, problemas respiratórios, problemas cardíacos e até a morte. Existem outros grupos químicos que possuem modos e mecanismos de ação diferentes.

Portal Araguaína Urgente: Quem controla o uso do agrotóxico?
Juliano Milhomem: O art. 10 da Lei Federal 7.802/89 transfere a competência de fiscalização do uso dos agrotóxicos aos Estados da Federação. No Estado do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) é o órgão responsável pela fiscalização do uso dos agrotóxicos.

Portal Araguaína Urgente: Acabar com o agrotóxico a balança comercial sofreria algum impacto?
Juliano Milhomem: Caso os agrotóxicos sejam abolidos hoje, não só a balança comercial seria afetada, mas a própria população mundial sofreria pela falta de alimentos. Quando consideramos o custo de produção e o tempo que se leva para produzir um alimento sem o uso de agrotóxicos, seria inviável se 100% da nossa agricultura fosse produzida dessa forma, tendo em vista que não seria possível suprir a demanda atual por alimento em tempo hábil, e consequentemente o mundo passaria fome.

Portal Araguaína Urgente: Como lavar e devolver com segurança as embalagens vazias de agrotóxicos?
Juliano Milhomem: As embalagens dos agrotóxicos também são potenciais contaminantes do meio ambiente. Por isso, a lei federal 9.974/00 determina a sua devolução no prazo de um ano, após a compra, bem como a realização da tríplice lavagem e o armazenamento em local correto. A tríplice lavagem é o processo de lavagem da embalagem no momento da preparação da calda e depois a mesma deve ser inutilizada para evitar sua reutilização.
(Por: Raimunda Costa)

Continue Reading

Copyright © 2022 - Araguaína Urgente