BB disponibiliza linhas de crédito adequadas às necessidades do produtor rural, diz superintendente

135

Em entrevista concedida ao Portal Araguaína Urgente, o superintendente comercial do Banco do Brasil (BB), no Tocantins, Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe, esclareceu algumas dúvidas sobre os empréstimos e financiamentos voltados para produtor rural.

Segundo ele, a unidade financeira disponibiliza linhas de crédito adequadas às necessidades do homem do campo que deseja investir em seu agronegócio e aumentar a sua produção agropecuária.

Wahbe ressaltou que o produtor rural consegue financiar as despesas de produção, investir em benfeitorias, tratores, máquinas e implementos agrícolas, além de comercializar sua produção.

Leia a entrevista completa com superintendente comercial do Banco do Brasil (BB), no Tocantins, Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe, sobre linhas de créditos oferecidas pela unidade financeira.

Portal Araguaína Urgente: O BB disponibilizou R$ 103 bilhões para a safra 2019/2020 para todo território nacional. Desse volume monetário a previsão da unidade financeira de Araguaína é ofertar R$ 150 milhões ao produtor rural. Como funciona o crédito rural?
Raul Wahbe: O crédito rural é um financiamento destinado a produtores rurais, cujas atividades envolvam a produção e/ou comercialização de produtos do setor agropecuário. O Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito adequadas às necessidades do produtor rural que deseja investir em seu agronegócio e aumentar a sua produção agropecuária.

Portal Araguaína Urgente: Qual a vantagem de um crédito rural?
Raul Wahbe: Com os programas de crédito rural conforme o porte do produtor e a finalidade do benefício, bem como as demais soluções de crédito rural que o Banco do Brasil oferece, o produtor rural consegue financiar as despesas de produção, investir em benfeitorias, tratores, máquinas e implementos agrícolas, além de comercializar sua produção. As soluções de crédito rural também contribuem para o aumento da produtividade, melhoria no fluxo de caixa, diminuição dos custos da produção, incentiva a modernização dos processos, o uso de novas tecnologias no campo e fortalece o setor rural com a oferta de crédito com condições especiais de pagamento e com juros mais baixos.

Portal Araguaína Urgente: Quais as linhas de crédito oferecidas ao produtor rural?
Raul Wahbe: O Banco do Brasil disponibiliza as linhas de crédito adequadas para produtor rural custear, investir e comercializar sua produção agropecuária, bem como crédito rotativo de capital de giro, para aplicação imediata na atividade. Para saber mais sobre todas as soluções de crédito rural oferecidas pelo BB, acesse aqui.

Portal Araguaína Urgente: Quais os pré-requisitos que a pessoa física ou jurídica deve ter para solicitar uma linha de crédito?
Raul Wahbe: São beneficiários os produtores rurais, clientes do Banco do Brasil, pessoa física ou jurídica, inclusive associação de produtores rurais, que se dedique à atividade rural com fins econômicos. Além disso, conforme o Manual de Crédito Rural (MCR) – Banco Central do Brasil, para concessão de crédito rural é exigido documentos que comprovem:
• Idoneidade do tomador;
• Apresentação de orçamento, plano ou projeto, salvo em operações de desconto de Nota Promissória Rural ou de Duplicata Rural;
• Oportunidade, suficiência e adequação dos recursos;
• Observância de cronograma de utilização e de reembolso;
• Fiscalização pelo financiador;
• Observância das recomendações e restrições do zoneamento agroecológico e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Para solicitar crédito rural, o cliente deve possuir o relacionamento no BB como Produtor Rural, não possuir fatores impeditivos e limite de crédito disponível.

Portal Araguaína Urgente: Qual o limite de empréstimo ao produtor?
Raul Wahbe: Há limite (teto) sobre os valores financiados apenas em operações com recursos controlados e estes valores estão definidos de acordo com cada linha de crédito. O teto para concessão de crédito rural é o valor máximo, por finalidade do crédito, que o público-alvo do crédito rural pode obter em todo o Sistema Nacional de Crédito Rural para financiamentos amparados por recursos controlados.

Portal Araguaína Urgente: O que ainda pode ser considerado limite de empréstimo?
Raul Wahbe: Também podem ser considerados limites com base na atividade agropecuária desenvolvida, que pode ser realizada de forma individual ou coletiva (grupo econômico), situação econômica e demais informações cadastrais no BB. Ressaltamos que, caso a demanda do produtor seja superior ao teto de recursos do crédito rural com taxas controladas, existe a possibilidade de complementar com recursos livres que o Banco do Brasil oferece com taxas inferiores às praticadas pelas trades e prazos diferenciados. Sujeito à análise e aprovação do limite de crédito.

Portal Araguaína Urgente: Quais os prazos para pagamento do empréstimo?
Raul Wahbe: O prazo para pagamento do empréstimo será definido de acordo com a característica e linha crédito utilizada.

Portal Araguaína Urgente: Quais as taxas de juros para solicitar o empréstimo?
Raul Wahbe: As taxas de crédito rural são definidas de acordo com a origem dos recursos e linha de credito utilizada.

Portal Araguaína Urgente: Qual a carência que o produtor terá?
Raul Wahbe: Para concessão de carência é observado a característica e linha de crédito utilizada.

Portal Araguaína Urgente: O BB pede garantias para algum o empréstimo?
Raul Wahbe: Para concessão de empréstimo rural no BB é necessária apresentação de garantias Reais e/ou pessoais. A escolha das garantias se dará entre o financiado e o financiador, que devem ajustá-las de acordo com a natureza do crédito, valor e prazo para pagamento, bem como em conformidade com o disposto nas normas específicas de cada linha. Algumas garantias aceitas pelo Conselho Monetário Nacional são:
• Alienações fiduciárias;
• Hipoteca de propriedade;
• Seguro rural;
• Proteção do preço futuro da commodity agropecuária.

Portal Araguaína Urgente: Quais os documentos necessários para obtenção do Crédito Rural?
Raul Wahbe: Para início ao processo de crédito rural no BB, podemos elencar os documentos básicos a ser apresentado, tendo em vista a possibilidade de apresentação de documentos adicionais levando em consideração a característica do cliente, da garantia, das atividades assistidas e da propriedade explorada.

Documentos básicos
• Documentos pessoais;
• Documentos da propriedade rural;
• Plano Projeto;
• Comprovante de Regularidade Fiscal – Impostos e Contribuições;
• Documentos de Constituição e Alterações (PJ);
• Cartão CNPJ (PJ);
• Cadastro Ambiental Rural (CAR);
• Comprovante de Regularidade Ambiental
(Por: Raimunda Costa)

COMENTÁRIOS FACEBOOK